Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Não tem jeito: Povo do DF quer Ibaneis governador já no 1º turno

Publicado em

O resultado da pesquisa realizada pelo Ipec, ex- IBOP da rede Globo, divulgado ontem (30), enterra de vez o sonho dos candidatos, ao Buriti, como Leila do Vôlei(PDT), Paulo Octávio(PSD), Leandro Grass(PV/PT/PCdoB) e Izalci Lucas (PSDB). Keka Bagno do Psol, nem se fala.

Faltando 32 dias para a realização do pleito eleitoral do dia 2 de outubro, Ibaneis segue voando alto.

Se as eleições fossem hoje, o governador se reelegeria com 54% dos votos válidos.

Os candidatos que conseguem aparecer com mais de dois por cento percentuais nas pesquisas, realizadas até a presente data, não conseguem quebrar a barreira do primeiro dígito, mesmo com a campanha no rádio e na TV, somados ainda, com os debates na televisão.

O candidato sub judice Paulo Octávio(PSD), e Leila do Vôlei(PDT) acreditavam, por exemplo, que com as suas aparições no horário eleitoral pudessem melhorar o desempenho junto ao eleitorado brasiliense.

Mas não foi isso que aconteceu. Os dois estão definhando após os debates onde os candidatos tem a chance de apresentar propostas.

No caso de Leila, a senadora elegeu a expansão do metrô, até o final de Samambaia, como se fosse a sua única coisa a fazer a frente do governo, caso se eleja governadora.

Paulo Octávio repete o tempo todo que quer resgatar o legado de Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília, como se a população estivesse interessada na história do laços de família que lhe pertence. PO é casado com a neta do ex-presidente.

Na pesquisa Ipec/Globo Leila e Paulo Octávio aparecem com 9% e não saem disso.

Já o candidato Leandro Grass, que usa o discurso chulo e odioso, o tempo todo, apareceu com 7% na pesquisa divulgada ontem.

Ele não cresceu como acreditavam os analistas políticos após a desistência de Rafael Parente(PSB) da corrida pelo Buriti.

O bom momento de Ibaneis Rocha implode o sonho dos candidatos que gostariam de chegar lá por acreditarem que o povo do DF não gosta de reeleger governadores.

Deveriam acreditar que o povo não reelege governadores, desde que sejam ruins, é claro.

Foi assim, por exemplo, com Agnelo(PT) se repetindo com Rodrigo Rollemberg(PSB).

Hoje é diferente.

A história construída por Ibaneis Rocha a frente do Buriti, mostra que na eleição de 2022, segundo todos os levantamentos realizados, pelos mais variados institutos de pesquisa, o tabu será quebrado.

Assim como Roriz, há um forte indicativo que Ibaneis será reeleito.

A tendência de estabilidade das intenções de voto em Ibaneis apontam para a sua vitória por alcançar 54% válidos se as eleições fosse hoje.

Segundo a avaliação de especialistas, consultados pelo RadarDF, não há fatores que possam influenciar o resultado eleitoral nesta reta final de 32 dias que faltam para o pleito.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)...

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»