Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

MDB de Ibaneis Rocha enfrenta dificuldades em nominatas no DF

Publicado em

Como em todas as agremiações partidárias, o MDB, partido do governador Ibaneis Rocha, presidido pelo presidente da Câmara Legislativa, deputado Rafael Prudente, enfrenta dificuldades para acomodar os interesses dos seus deputados; os que querem entrar no partido para a disputa eleitoral desse ano,  além da falta de quadros que consiga alcançar o quociente eleitoral de 180 mil votos para eleger alguém à Câmara Federal.

LEIA MAIS

Candidatura de Eliana Pedrosa assombra Reginaldo Veras

O nome mais visível neste último quesito, é o do próprio presidente da legenda, Rafael Prudente, que ainda não bateu o martelo se tentará a Câmara Federal ou se disputará a sua releição na Câmara Distrital.

A questão enfrentada, até o momento, a oito meses das eleições e seis que faltam para registro de candidaturas, o MDB ainda não tem um grupo de candidatos a federal consolidado, que se pode classificar como competitivo.

Como já está resolvida a dobradinha entre Ibaneis Rocha, que vai à reeleição, e Flávia Arruda (PL), que disputará a vaga do Senado, na mesma chapa, o próximo passo do governador é a de se debruçar sobre as questões domésticas e embrionária do partido, após o carnaval.

A direção da legenda e  o governador, vão tentar construir uma nominata com quem tem votos, sem haver defecções entre os que já estão seguros. O atual quadro medebista e encontra dessa forma:

Os prováveis ingressos dos deputados distritais Claudio Abrantes (PDT) e Robério Negreiros (PSD), ao MDB, pode afoguentar a saída do atual líder do governo, deputado Hermeto.

O PM deputado começa a enxergar que as suas possibilidades de releição pelo partido, são mínimas. Para piorar, ainda assombra o distrital, a candidatura de Wellington Luiz, presidente da Codhab.

Daí Hermeto estaria querendo vazar em busca de outro partido, talvez, segundo seus apoiadores, o PMN, partido das “ariranhas e dos  anãozinhos” do DF, cuja batida na porta poderá contar com a reação dos PMs candidatos, Jabá e Veio da 12.

Se esta for realmente a opção, de migrar para outro partido, Hermeto deve fazer issolegendas para concorrer às eleições sem perder o mandato.

Outro angu de caroço, que terá que ser resolvido, dentro do MDB, sãos as candidaturas de Tadeu Filippelli e de Erika Filippelli, em que ambos almejam lançar candidaturas a deputado distrital.

Tadeu torce para que a sua nora e vice-presidente do partido saia a federal, mas ela bate o pé na disputa de distrital. Resta saber quem dos dois deixará o partido ou se ambos estão dispostos a morrer num abraço de afogados.

Só Ibaneis para ajudar a resolver o imbróglio.

*Toni Duarte é jornalista e editor-chefe do RadarDF. Quer saber mais? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos nas áreas de empreendedorismo...

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»