Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Lula não tem saída: Terá que conviver com a fome insaciável do Centrão

Publicado em

O “Centrão”, formado por um consórcio de partidos, que reúne mais de 200 dos 513 deputados da Câmara Federal, aumenta a pressão sobre o governo Lula após a aprovação da Reforma Tributária, sendo ela a primeira vitória parcial do governo petista nos últimos seis meses no Poder.

O governo que empurrava com a barriga a exigência do Centrão, pela ocupação do Ministério do Turismo, teve que se render nesta quinta-feira(13), ao demitir definitivamente a ministra Daniela Carneiro, sendo substituída pelo deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA.

A agora, a ex-ministra e deputada federal mais votada no Rio de Janeiro, na última eleição, deve retomar o mandato na Câmara dos Deputados.

A pressão por cargos continuará em alta depois que os principais caciques do consórcio tomaram conhecimento do recado mandado pelo presidente Lula, por meio de uma “live” transmitida na terça-feira passada (11). Ele disse: “Não negocio com o centrão, mas com partidos”, disse.

A fala teria aumentado ainda mais a fome do centrão, já que os dois grandes projetos do governo, como o novo regime fiscal e o da reforma tributária, ainda não estão ao todo, votado e aprovado pelo Congresso.

Com a faca nos dentes, o Partido Progressista, do presidente da Câmara Arthur Lira (AL), exige agora a presidência da Caixa Econômica Federal, comandada atualmente por Rita Serrano.

A Caixa é a vitrine que comanda os grandes programas sociais de Lula como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida.

O nome de Gilberto Occhi, ex-presidente a Caixa, ex-ministro das Cidades de Dilma Rousseff(PT), e ex-presidente da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) do governo Ibaneis(MDB), já chegou ao governo Lula.

O PP também cresceu o olho e quer ainda o controle dos Correios e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf).

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)...

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»