Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Lula e Janja: farra milionária em Roma, enquanto o povo fica sem ovo e café

Publicado em

Enquanto o povo brasileiro tem dificuldades para comprar ovos e café, Luiz Inácio Lula da Silva e Janja da Silva lideram uma grande comitiva em viagens internacionais, gastando milhões de reais dos cofres públicos.

A recente ida ao funeral do Papa Francisco, no último dia 26, em Roma, com uma comitiva de 20 pessoas, é somente o mais novo exemplo de uma prática que contrasta com a austeridade de outros líderes mundiais e escancara o desperdício em meio à crise econômica no Brasil.

O que torna a situação ainda mais revoltante é o silêncio conivente de setores que, outrora críticos, agora se calam diante da farra com o dinheiro público.

Curiosamente, o PT do Distrito Federal, conhecido por criticar os adversários políticos, não dá um “piu” sobre as farras internacionais de Lula e Janja.

Acostumados a apontar o dedo para os investimentos de inúmeras obras essenciais para a população do DF, os petistas locais parecem ter esquecido sua verve crítica quando o assunto são as viagens presidenciais. Ficam mudos.

Alguns chegam a defender que esses custos exorbitantes com idas e vindas ao exterior são um “direito” do presidente da República, ignorando o impacto nos cofres públicos e a realidade de miséria enfrentada por milhões de brasileiros.

A comitiva de Lula para o funeral do Papa Francisco incluiu o presidente, Janja, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, os presidentes do Senado e da Câmara, quatro ministros, três senadores, sete deputados e o ex-chanceler Celso Amorim.

Estimativas baseadas em padrões de viagens presidenciais apontam custos entre R$ 860 mil e R$ 3,9 milhões, cobrindo o uso de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), hospedagens em hotéis de alto padrão, diárias e logística.

Enquanto Lula e Janja, debochando em dancinhas, desfrutando de suítes presidenciais e fartos jantares, o povo brasileiro tenta fazer mágica com o orçamento para comprar um ovo.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

IPVA: prazo para contestação de valor é de 30 dias

Os valores e datas do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos (IPVA) foram lançados...

Mais Radar

Juramento em Roma não faz milagre: PGR barra Arruda, o inelegível

Prometeu santidade em Roma, fez juras diante da Basílica de São Pedro e falou em novo homem. Mas, de volta ao Brasil, Arruda encontrou menos fé e mais papel timbrado: para a PGR, milagre não apaga ficha suja nem ressuscita candidatura.

Do Senado ao fogo do inferno: CPMI do INSS assombra Weverton Rocha

Sob a mira da CPMI do INSS, o vice-líder do governo no Senado, Weverton Rocha (MA), enfrenta o pior momento político da carreira. Investigação da PF, queda nas pesquisas e a revolta de aposentados roubados transformam a reeleição em um caminho de incertezas.

O preso e o protegido: o jogo do sistema que molda a eleição de 2026

A agonia de Bolsonaro no cárcere, somada aos aplausos de Lula, pode gerar comoção nacional. Num Brasil movido pela emoção, a dor mobiliza votos e pode virar o jogo contra o presidente petista em 2026, apesar das pesquisas indicarem o contrário hoje.

Ex-deputado reaparece mentindo e acha que eleitor do DF é trouxa

Luiz Miranda reaparece com vídeo confuso, acusa 119 faltas do deputado federal Fred Linhares na Câmara, mas exibe documento que prova 119 presenças. Fake escancarada, erro primário e a velha aposta na memória curta do eleitor do DF.

Aos 95 anos, Sarney reflete com gratidão: “Que o ano não leve nada”

José Sarney reflete com lucidez: "Não quero que o próximo ano me traga nada. A única coisa que quero é que não leve." Cercado pela família, agradece a Deus pela vida e pelas pequenas bênçãos. Uma bela lição de gratidão!
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político