O MDB de Ibaneis Rocha fará a sua convenção neste domingo(31), ao lado de mais dois grandes partidos (PP e PL), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Os debates iniciarão a partir das 9 horas.
Na lista dos partidos aliados, dois deles, o Republicanos e o PSD, faltam deixar claro se querem continuar na base governista ou se a deixa a procura de outras aventuras.
Apesar de surgir como uma novidade na política, em 2018, e ter derrotado o ex-governador Rodrigo Rollemberg, considerado uma das raposas felpudas da política brasiliense, Ibaneis Rocha assumiu o Buriti com a ferramenta do diálogo e disposto a fazer um governo de coalizão partidária e com importantes atores políticos.
Era preciso tirar o DF do atoleiro que foi enfiado, por mais de uma década, por governos desastrosos, representados por símbolos, adjetivos e narrativas, que deixaram heranças malditas para ser vencidas.
O PSD e o antigo PRB, hoje Republicanos, não foram partidos que marcharam com Ibaneis durante o curso da campanha passada, mas estão no governo de coalizão deste o início da gestão.
Isso significa dizer que tanto um como o outro, possuem cargos significativos em várias secretaria, administrações regionais e outras estruturas de governo.
Apesar disso, o governador vai continuar dialogando tanto com Paulo Octávio (PSD) como Wanderley Tavares (Republicanos).
A conversa será franca e aberta com todos os aliados até o dia 5 de agosto. Até lá as portas ficarão abertas para quem ainda não se decidiu. Depois disso, fecha!
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF