Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Jane Klebia convoca jornalistas para se posicionarem contra racismo

Publicado em

Jane Klebia, a primeira mulher negra eleita deputada distrital no Distrito Federal, é um símbolo de resistência contra o racismo, o machismo e o preconceito de gênero.

Como delegada aposentada da Polícia Civil do DF, sua trajetória é marcada por superar barreiras impostas a mulheres negras, que enfrentam obstáculos únicos em uma sociedade estruturalmente discriminatória.

No evento em celebração ao Dia da Imprensa, ocorrido nesta sexta-feira (06), Jane destacou a importância do jornalismo ético no combate a essas desigualdades, enaltecendo figuras como Basília Rodrigues, âncora da CNN, e Toni Duarte, presidente da Associação Brasileira de Portais de Notícias, além de quase uma centena de jornalistas presentes.

Em seu discurso, Jane enfatizou o sistema que marginaliza mulheres negras: “As mulheres negras estão longe de ser prioridade. Enfrentamos um sistema discriminatório que tenta nos silenciar, mas resistimos.”

“Convoco todos a se unirem no combate ao racismo, um crime secular que ainda se encontra enraizado na sociedade brasileira, especialmente no DF. Juntos, com jornalistas éticos, podemos enfrentar essa chaga e construir uma sociedade mais justa”, disse.

Ela celebrou o papel da imprensa como pilar da democracia, citando Toni Duarte, editor do Radar DF, ao alertar contra a desinformação:

“Como disse Toni Duarte, a comunicação é um dos pilares da democracia. Não podemos permitir que pessoas que se dizem jornalistas usem a desinformação rasteira e criminosa para destruir reputações, expondo à injúria e o racismo. O bom jornalista é aquele que apura a fonte, que traz a correta informação. Vocês têm uma importância absurda na nossa vida.”

Jane também compartilhou como o seu relacionamento com jornalistas, construído durante anos como delegada, foi fundamental para sua ascensão política:

“Tenho muitos amigos jornalistas, amigos de verdade, que são leais. Como delegada, apurando fatos, estabeleci um vínculo de confiança com eles, equilibrando o que podia ser noticiado sem atrapalhar investigações. Essa confiança me tornou conhecida em Brasília e me trouxe ao Parlamento.”

Como parlamentar, Jane tem se dedicado à defesa dos direitos das mulheres e à promoção da equidade de gênero, com projetos como a criação da Comissão Permanente do Direito das Mulheres na CLDF e a “Semana em Prol da Saúde Mental Policial”.

Mesmo enfrentando ataques de violência política por ser mulher negra, conforme denunciado por ela no mês passado, Jane reafirma: “Nada, nem ninguém, vai me intimidar. Sigo firme no meu compromisso com o povo.”

Sua presença no Parlamento é um marco para a representatividade de mulheres negras, inspirando transformações e reforçando a luta por uma sociedade mais justa.

O evento do Dia da Imprensa, ao homenagear jornalistas éticos, reforçou a mensagem de Jane: “a imprensa responsável é essencial para combater a desinformação e fortalecer a democracia, especialmente em um contexto onde mulheres negras ainda enfrentam discriminações estruturais”.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.

Mais Radar

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.

Celina transforma demanda silenciosa dos idosos em agenda de Estado

As mãos que afagam. Celina Leão assume protagonismo ao lançar ações concretas para a terceira idade, mostrando que cuidar de quem construiu Brasília não é favor: é justiça e compromisso com o futuro.

Aceita que dói menos! Rejeição de 53% a Arruda é sentença de morte eleitoral

A rejeição de 53% confirma que o DF não aceita o retorno de José Roberto Arruda, marcado por escândalos, prisão e inelegibilidade. A memória da Caixa de Pandora ainda pesa e impede sua volta ao comando do Buriti

Laços com os Três Poderes tornam o caso Master um escândalo intocável

A tentativa de criação de CPIs sobre o caso Banco Master do banqueiro Daniel Vorcaro não passa de encenação: serviu apenas para blindar os envolvidos ou virar palanque político-eleitoreiro. Deputados petistas do DF, como Chico Vigilante, teriam coragem de convocar ministros de Lula para depor?

Bia Kicis chama de “racha” escolha de Flávio em vez de Michelle

Bia Kicis ficou atônita: o anúncio de Bolsonaro, lançando Flávio e descartando Michelle, caiu como “água no chope” e desmoronou seus planos para o Senado, abrindo um racha explosivo no PL do DF.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político