Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Jane Klebia convoca jornalistas para se posicionarem contra racismo

Publicado em

Jane Klebia, a primeira mulher negra eleita deputada distrital no Distrito Federal, é um símbolo de resistência contra o racismo, o machismo e o preconceito de gênero.

Como delegada aposentada da Polícia Civil do DF, sua trajetória é marcada por superar barreiras impostas a mulheres negras, que enfrentam obstáculos únicos em uma sociedade estruturalmente discriminatória.

No evento em celebração ao Dia da Imprensa, ocorrido nesta sexta-feira (06), Jane destacou a importância do jornalismo ético no combate a essas desigualdades, enaltecendo figuras como Basília Rodrigues, âncora da CNN, e Toni Duarte, presidente da Associação Brasileira de Portais de Notícias, além de quase uma centena de jornalistas presentes.

Em seu discurso, Jane enfatizou o sistema que marginaliza mulheres negras: “As mulheres negras estão longe de ser prioridade. Enfrentamos um sistema discriminatório que tenta nos silenciar, mas resistimos.”

“Convoco todos a se unirem no combate ao racismo, um crime secular que ainda se encontra enraizado na sociedade brasileira, especialmente no DF. Juntos, com jornalistas éticos, podemos enfrentar essa chaga e construir uma sociedade mais justa”, disse.

Ela celebrou o papel da imprensa como pilar da democracia, citando Toni Duarte, editor do Radar DF, ao alertar contra a desinformação:

“Como disse Toni Duarte, a comunicação é um dos pilares da democracia. Não podemos permitir que pessoas que se dizem jornalistas usem a desinformação rasteira e criminosa para destruir reputações, expondo à injúria e o racismo. O bom jornalista é aquele que apura a fonte, que traz a correta informação. Vocês têm uma importância absurda na nossa vida.”

Jane também compartilhou como o seu relacionamento com jornalistas, construído durante anos como delegada, foi fundamental para sua ascensão política:

“Tenho muitos amigos jornalistas, amigos de verdade, que são leais. Como delegada, apurando fatos, estabeleci um vínculo de confiança com eles, equilibrando o que podia ser noticiado sem atrapalhar investigações. Essa confiança me tornou conhecida em Brasília e me trouxe ao Parlamento.”

Como parlamentar, Jane tem se dedicado à defesa dos direitos das mulheres e à promoção da equidade de gênero, com projetos como a criação da Comissão Permanente do Direito das Mulheres na CLDF e a “Semana em Prol da Saúde Mental Policial”.

Mesmo enfrentando ataques de violência política por ser mulher negra, conforme denunciado por ela no mês passado, Jane reafirma: “Nada, nem ninguém, vai me intimidar. Sigo firme no meu compromisso com o povo.”

Sua presença no Parlamento é um marco para a representatividade de mulheres negras, inspirando transformações e reforçando a luta por uma sociedade mais justa.

O evento do Dia da Imprensa, ao homenagear jornalistas éticos, reforçou a mensagem de Jane: “a imprensa responsável é essencial para combater a desinformação e fortalecer a democracia, especialmente em um contexto onde mulheres negras ainda enfrentam discriminações estruturais”.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mais de 90% dos aposentados que fizeram acordo foram ressarcidos

Dados do Ministério da Previdência Social revelam que, o número de aposentados e pensionistas ressarcidos...

Mais Radar

Saiba como Caiado e Vilela conquistaram o Entorno, último reduto de Marconi

Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela (MDB) conquistaram o Entorno, quebrando a hegemonia de Marconi Perillo, que por anos manteve a região abandonada para exercer controle político sobre uma população empobrecida.

Caiado diz que Congresso se acovarda e que Lula é um irresponsável

Caiado critica Congresso por covardia e Lula por não negociar tarifa de 50% com Trump. Defende anistia aos presos do 8/1 e cobra coragem do Legislativo. "Lula antecipa eleição e ignora crise que penaliza estados", diz o governador de Goiás.

Obras de Ibaneis no Jardim Botânico superam décadas de abandono

Obras históricas em educação, saúde, mobilidade e regularização fundiária no Jardim Botânico colocam Ibaneis Rocha como o governador mais popular da história do DF.

Crime brutal da 113 Sul expõe fraqueza do Tribunal do Júri em Brasília

Criado para dar voz ao povo nos crimes contra a vida, o Tribunal do Júri já não tem hoje o peso e a importância de outrora, com decisões sendo cada vez mais revistas e anuladas por instâncias superiores

Portal Metrópoles expõe vítima de assalto e põe sua vida em risco

Metrópoles presta desserviço ao expor nome e fotos de vítima de assalto que reagiu e teve a sorte de sair ileso.  Jornalismo, em um caso como esse, deve proteger a vítima e não vulnerabilizá-la.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político