Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ibaneis segue trabalhando; só falará de reeleição depois do carnaval

Publicado em

Na campanha de 2018, Ibaneis foi um dos últimos candidatos o botar o time na rua na pré-campanha. Venceu no segundo turno derrotando o então governador Rodrigo Rolemberg (PSB), que já vinha fazendo campanha durante o governo.

Esse ano, embora, sendo o candidato natural a reeleição do MDB, o governador só irá entrar, pra valer, no aquecimento pré-eleitoral, após o carnaval.

Diferente da última eleição, cuja corrida deu largada com 11 candidatos, quando ainda faltava mais de 1 ano para as eleições, este ano, a dez meses do pleito eleitoral, apenas o senador Izalci Lucas(PSDB) se autodeclara candidato a governador.

Tem figuras carimbadas que nem sabem, ao certo, se vão disputar o Buriti.

Outros, sem nenhuma musculatura politica, são apenas “candidaturas de h”, ou seja: firulas.

No caso de Ibaneis, o foco usado até gora pelo chefe do Executivo é para manter a boa performa do seu governo.

Mesmo com 1 ano e meio de sofrimento pandêmico, a gestão do emedebista chega neste final de ano com a receita ajustada e muito dinheiro nos cofres.

Após passar da letra C para a letra B na Capacidade de Pagamento (Capag), índice do governo federal, que mede a saúde fiscal dos estados e municípios, o Governo do DF terá recursos para tocar mais obras.

Com a Casa em ordem, o GDF já garantiu para si o empréstimo de R$ 2,3 bilhões para financiar a expansão do metrô, a construção de escolas, restaurantes comunitários, redes de drenagem e viadutos.

Todas essas novas obras serão somadas às 1.400 obras em andamento. Uma marca jamais alcançada na história do Distrito Federal por um governante em tão curto período, marcado por uma grave crise sanitária que atingiu o mundo.

Enquanto o carnaval não chega, Ibaneis usará do seu pragmatismo político para chegar bem no ano eleitoral.

É pragmático, por exemplo, ao fazer que não vê, alguns “movimentos na moita” que surgem, vez por hora, no seu próprio terreiro.

Faz todo o sentido o comportamento tranquilo e observador de Ibaneis Rocha.

O presidente da legenda, no DF, Rafael Prudente, fala que, quem irá decidir sobre a formação da chapa majoritária é o governador. É justo.

Enquanto isso não acontece, o partido segue montando as nominatas para a disputa proporcional.

Ibaneis trilha pelo caminho das pedras e vai driblando as adversidades cheias de espinhos até o limite do possível.

Daí não haver dúvida de que ele alimentará o seu pragmatismo político em três pilares: trabalhar para coroar o seu governo com grandes obras, cuidar da população e, por fim, construir uma chapa forte e vencer a guerra eleitoral. Quer saber mais? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Cel. Wellington assume presidência da ASSOR com foco na união e direitos

Wellington Cursino é eleito presidente da ASSOR em assembleia marcada pela ampla participação dos associados, destacando o fortalecimento interno da entidade e o compromisso com a defesa dos direitos da categoria.

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»