Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ibaneis no topo das pesquisas; concorrentes continuam em baixa

Publicado em

Cadê os candidatos?

É a pergunta feita pelo eleitorado brasiliense diante do pífio crescimento dos possíveis concorrentes de Ibaneis Rocha(MDB) na disputa pelo Buriti.

Faltando apenas seis meses para o pleito eleitoral, o desânimo da oposição é total por falta de nomes competitivos.

A maioria dos partidos está mais preocupada é com as candidaturas para a Câmara Federal, único caminho para salvar a própria pele. As legendas terão que dançar, conforme a música tocada pela regra eleitoral.

LEIA MAIS| Brasil e Mundo

Começa hoje (04/04), em todo o país, vacinação contra gripe

Na eleição passada, a corrida pelo Buriti começou com 17 pré-candidatos e fechou com onze durante a eleição. Venceu Ibaneis.

Hoje os ventos sopram forte a favor da reeleição do emedebista.

Senão, vejamos: Os senadores Leila do Vôlei (PDT) e Izalci Lucas (PSDB), de acordo com analistas políticos do DF só estão com suas pré-candidaturas postas, ao Buriti, por não terem nada a perder.

Ambos estão no meio do mandato.

No jargão político, são “candidaturas faz de conta” cujo objetivo serve apenas para segurar a grana do fundo eleitoral que cabe aos seus respectivos partidos. Os discursos, são firulas.

Tanto é, que as candidaturas dos dois senadores, não decolam e continuam paralisadas no primeiro digito.

Outros representantes de “partidos anãos”, que também se dizem “buritizáveis”, embora carregados de incertezas, estão em situação pior nas pesquisas de intenção de voto ou nem aparecem nelas. Tem gente estancada no dígito zero.

Enquanto isso, Ibaneis lidera todos os cenários na disputa ao Palácio do Buriti, sustentado pela maioria do eleitorado, conforme apontam as pesquisas registradas, ou não, no Tribunal Superior Eleitoral.

O último levantamento realizado, no final do mês passado, pela Real Time Big Data, encomendado pela Record TV, nos cinco cenários, de “estimulada” e “espontânea” o atual chefe do Executivo voa bem acima de seus supostos “concorrentes”.

A pesquisa, encomendada pela Record, foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número DF-01036/2022.

A percepção de vitória de Ibaneis, logo no primeiro turno das eleições desse ano, é grande.

Enquanto seus os adversários se enclausuram nas redes sociais, o emedebista corre o trecho inaugurando obras atrás de obras e conversando com o povo.

É visível a popularidade do governador que anda com desenvoltura sem ser hostilizado, como ocorreu com os ex-governadores Agnelo Queiroz (PT) (2010 a 2014) e Rodrigo Rollemberg (PSB) (2014 a 2018).

É tantas entregas que declarados buritizáveis, dizem que Ibaneis só sabe fazer obras.

As mais de 1.400 obras, espalhadas pelo DF, foram importantes por impulsionar a economia, gerando emprego para milhares de trabalhadores e ajudaram as suas famílias atravessarem as dificuldades vividas nos momentos mais agudos da pandemia.

Ibaneis também fez e faz muitos pelo social voltado para os que mais precisam.

Isso a turma do andar de baixo, não mostra.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Quer saber mais? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Segundo sorteio do Nota Legal de 2025 pagará R$ 3,5 milhões

No dia 18 de novembro serão sorteados R$ 3,5 milhões em prêmios do Nota Legal....

Mais Radar

TV Record afasta Fred Linhares em meio a escândalo de emendas

O deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF), apresentador do Balanço Geral TV...

Gustavo Aires deixa MDB de Ibaneis Rocha e se filia ao PP de Celina Leão

Com aval do governador Ibaneis Rocha (MDB), Gustavo Aires deixa o MDB após 37 anos e ingressa no PP, liderado por Celina Leão. A filiação, anunciada no “Progressista em Ação”, fortalece o PP para 2026, apoiando Celina ao Buriti e Ibaneis ao Senado.

Sem nenhum voto popular, Xandão já é, de fato, novo presidente do Brasil

Alexandre de Moraes, decide sobre decreto de Lula que o Congresso derrubou. Seria uma "juristocracia", onde o poder político é transferido ou exercido pelo judiciário? O STF extrapola? O País segue governado por 11 ministros sem voto popular, enquanto Executivo e Legislativo perdem força.

Ibaneis e Celina: a estratégia para vencer em 1º turno em 2026

Ibaneis Rocha e Celina Leão unem forças para 2026, articulando um bloco político sólido no DF. Com diálogo e alianças, buscam repetir a vitória de 2022 no 1º turno, evitando o temido 2º turno que derrubou antecessores.

Sarney no sebo: A viagem de uma biografia corroída pelas traças

Livro autografado para Nan Souza, fiel amigo de José Sarney, é encontrado a 2.300 km de São Luís, em um sebo no centro de São Paulo, com páginas devoradas por traças
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político