Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ibaneis derrotará, “candidatura panetone” de Arruda; diz pesquisa

Publicado em

O levantamentos feito pelo Instituto Quaest, divulgada nesta domingo(17), revela que o governador Ibaneis Rocha (MDB), derrotará o ex-governador José Roberto Arruda(PL) no segundo turno das eleições desse ano.

Seria o fim do último cacicado que tenta voltar ao poder, deste 2010, quando foi sacado do governo, por prática de crimes de corrupção, os quais os levaram à carceragem da Polícia Federal, em Brasília, por tentar obstruir as investigações da Operação Caixa de Pandora.

A pesquisa registrada na justiça eleitoral sob o nº 08227/2022 e BR 04749/202, o governador Ibaneis Rocha, tem 28% das intenções de voto e Arruda (PL), 25%.

No levantamento espontâneo quando não é citado o nome do candidato, 15% dos entrevistados disseram que votariam em Ibaneis, enquanto 5% afirmaram votar em Arruda.

Ibaneis conta ainda a seu favor, a boa avaliação do seu governo com 33% dos entrevistados acenado de forma positiva e 37% de regular, o que deixa governador em uma situação mais confortável do que o presidente da República, Jair Bolsonaro, do partido de Arruda, no Distrito Federal.

A pesquisa revela, em todos os cenários, que haverá segundo turno entre Ibaneis e Arruda, caso ele seja premiado com um salvo-conduto dado pela Suprema Corte, em processo a ser julgado no próximo dia 3 de agosto.

Esforço para isso, foi feito, inicialmente, pelo próprio presidente, Jair Bolsonaro, ao pedir ao ministro “terrivelmente evangélico, André Mendonça, que não enxergou nada de mais, na condenação de Arruda, filmado com os pacotes de dinheiro publico e nem por ser o primeiro governador preso na história por crimes de corrupção no Brasil.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

Siga ainda o RadarDF no Instagram e no Twitter

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem se inscrever no projeto...

Mais Radar

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político