O governador Ibaneis Rocha(MDB), acompanha com lupa o cenário político do DF, que pode ganhar contornos e configurações definitivas, a partir desta terça-feira(29), se estendendo até sábado (02), quando encerra o prazo da janela partidária para quem quer migrar de partido.
É nestes próximos quatro dias, que os “traíras de burcas” resolvem mostrar a cara ao deixar o véu cair. Isso pode acontecer dentro de um governo ou até mesmo dentro de um partido Aí não tem jeito: a canetada vai ter que agir.
LEIA MAIS| Distrito Federal
GDF contrata 80 médicos para atender no Gama e Sol Nascente
Fora esses cuidados, em que um general de guerra tem que tomar dentro do seu próprio quartel, o governador estará também atento para não provocar a descontinuidade da máquina pública com a saída de alguns de seus auxiliares.
Veja quem são
Ao menos três secretários, dois dirigentes de autarquia e três administradores regionais do governo Ibaneis, são dados como certos, até agora, omo pré-candidatos nas eleições de outubro desse ano.
Terão que se desincompatibilizar dos cargos a Secretária da Mulher, Ericka Filippelli; Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, Secretário de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo, o presidente da Codhab, Wellington Luís; o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.
Deverão deixar ainda as Administrações Regionais, o Pastor Daniel de Castro (Vicente Pires), Gustavo Aires (Samambaia), Fernando Fernandes (Ceilândia) e Alan Valim (São Sebastião).
O afastamento é uma das exigência prevista na Lei Complementar n° 64/1990, conhecida como Lei de Inelegibilidade.
A regra eleitoral também tem o objetivo de evitar o abuso do poder econômico ou político nas eleições por meio do uso da estrutura e de recursos aos quais o servidor tem acesso.
Os lugares devem ser ocupados por técnicos ou substitutos mais próximos dos que estão saindo para a batalha eleitoral.
O único a permanecer coberto pela lei, por não precisar de se afastar do cargo, é o governador Ibaneis Rocha, candidato a reeleição.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Quer saber mais sobre política do DF? Clique aqui
Você precisa fazer login para comentar.