O governador Ibaneis Rocha (MDB), segue consolidado para vencer as eleições do dia 2 de outubro, logo no primeiro turno, segundo os levantamentos realizados pelo instituto Opinião.
Na pesquisa estimulada, Ibaneis tem 42,8% das intenções de votos, enquanto Leila Barros(PDT) e Paulo Octávio(PSD), aparecem muito abaixo, com 10,9%, e 10,7%, respectivamente.
Os adversários já dão como certa a vitória de Ibaneis Rocha.
Dos 10 adversários, do governador que busca a reeleição, a única que teve um leve crescimento foi Leila Barros(PDT), com dois pontos percentuais, em relação à última pesquisa feita pelo mesmo Instituto Opinião.
Já Paulo Octávio(PSD), despencou e deve cair muito mais por disputar uma eleição com muitos problemas judiciais, frutos de vários pedidos de impugnações que ainda serão analisadas pela justiça eleitoral.
Na pesquisa espontânea, aquela que o entrevistador não cita o nome do candidato ao entrevistado, Ibaneis também voa alto. Ele tem 31,9%.
Já Paulo Octávio aparece com 5,6% do eleitorado que lembra dele. Leila Barros nem se fala: apenas 1,8% sabem quem é ela.
A quatro semanas do pleito eleitoral, a “onda Ibaneis” deve crescer ainda mais, segundo os analistas políticos que acompanham o desempenho dos candidatos.
A grande fatia de eleitores indecisos, deve aderir à reeleição de Ibaneis na medida que se aproximar o dia da eleição.
A pesquisa encomendada pelo Correio Brasiliense, está registrada no TSE sob o número DF-09523/2022.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF