Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ibaneis continua sem adversários; Reguffe não sabe o que quer

Publicado em

Com obras para todos os lados que aquecem a economia e que vencem o desemprego, além do avanço da vacinação em massa contra a covid, o governador Ibaneis Rocha (MDB) ingressará em 2022 sem adversários que possam lhe meter medo na disputa do Buriti.

Enquanto o governador trabalha forte para a sua reeleição, o senador Reguffe (Podemos), que em tese seria o seu maior adversário, continua patinando sem saber o que quer.

Sem dinheiro para  a campanha

O partido do senador, pelo qual se filiou em setembro de 2019, após ter ficado três anos sem partido, não deseja  gastar dinheiro do fundo partidário em candidaturas para o Executivo.

A estratégia da legenda é concentrar maior parte dos recursos para eleger ou reeleger deputados e senadores visando o fortalecimento da bancada.

Dirigentes do Podemos pontuam que o melhor caminho para Reguffe e, ao mesmo tempo, para legenda é a reeleição dele.

Posição desconfortável

O rumo de Reguffe, para o próximo ano, ainda é uma incógnita. A posição partidária deixa o senador em situação desconfortável.

Ele não sabe se continua no Podemos ou se retorna ao PDT, seu antigo partido por onde se elegeu em 2014 e saiu em 2017. A volta de Reguffe ao partido trabalhista está sendo articulada pelo deputado distrital Reginaldo Veras (PDT).

Candidatura sem ânimo

O senador Izalci Lucas (PSDB), que se autodeclara pré-candidato a governador, desde a sua última eleição, em 2018, continua sem ânimo em meio aos próprios tucanos pelas dificuldades que o senador tem enfrentado para montar uma aliança partidária com vistas ao pleito eleitoral do próximo ano.

Mesmo assim, o senador segue insistindo nas conversações dentro e fora do seu partido para viabilizar a  sua candidatura ao Buriti, tema que pretende debater na reunião do PSDB DF, que ocorrerá  domingo (04).

Em tempo: a reunião dos tucanos de domingo tem o objetivo de tratar das prévias do partido para a escolha de seu candidato às eleições para a presidência da República em 2022.

A reunião contará com a participação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Disputa as prévias, além de Leite, o governador de São Paulo, João Dória, o senador  Tasso Jereissati e Arthur Virgílio, prefeito de Manaus (AM).

Terceira Via

A chamada “terceira via”, que será  encabeçada por Reguffe, caso migre para o PTD, continua batendo cabeça para a formação do projeto majoritário.

Aliados como Eliana Pedrosa, Rogério Rosso e Alírio Neto, que fizeram parte  do grupo das “Madalenas Arrependidas” de 2018 , estão sem partidos atualmente.

E Leila?

Bom, a senadora  Leila do Vôlei (PSB) se é que realmente pretende se desgastar com uma candidatura ao Buriti,  terá que seguir as diretrizes do seu partido no campo nacional.  É cada vez mais visível  a aliança entre o PSB e PT com o objetivo de garantir um palanque a Lula nos estados. O DF está no pacote.

A situação levou até mesmo o experiente e ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) a desistir de uma candidatura de deputado federal. Ele deve optar por uma das 24 vagas de deputado distrital.

Pulando a cerca

O diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia sonha com  uma candidatura a deputado distrital no próximo ano.

O problema é que ele tem pulado a cerca, se bandeando para o lado  da turma daterceira via prometida para ser pilotada pelo senador Reguffe.

Uma reunião do grupo, com a participação de Zélio Maia, foi monitorada pelo núcleo de apoiadores de Ibaneis Rocha de quem Maia se diz amigo e da cozinha do governador.

Enquanto o diretor Zélio pensa na sua candidatura, a bagaceira desastrada segue no Detran-DF, com milhares de reclamação pela má prestação de serviços do órgão que entopem as páginas do site “Reclame Aqui”.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou...

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»