Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Gustavo Rocha se filiará ao Republicanos para ser vice de Celina Leão

Publicado em

O atual secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, por decisão do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, se filiará ao partido para concorrer como candidato a vice-governador na chapa majoritária liderada por Celina Leão (PP).

Um acordo nesse sentido já havia sido estabelecido no final do ano passado entre o governador Ibaneis Rocha, que apoia a vice-governadora como sua sucessora nas eleições de 2026, e o presidente nacional do partido.

Essa é a primeira vez que o advogado Gustavo Rocha se filiará a um partido político para disputar uma eleição.

Ele é homem de confiança de Ibaneis e faz parte do governo deste a primeira gestão iniciada em 2019.

No entanto, Wanderley Tavares, presidente da legenda no Distrito Federal, vinha trabalhando na contramão de Marcos Pereira. Ou seria ele para a vaga de vice, ou conturbaria o processo lançando uma candidatura própria dos Republicanos.

Embora o Republicanos sendo da base do governo Ibaneis, Tavares, como sempre, passou a propagar a candidatura do deputado Fred Linhares ao governo do DF.

O parlamentar de primeiro mandato, embarcou na “onda” de Wanderley Tavares, o que gerou uma crise entre o partido e o governo Ibaneis.

Isto porque o Republicanos é a legenda que mais possui cargos no governo (quatro Secretarias e quatro administrações regionais, além de muitos outros cargos na estrutura do governo do DF).

Fred Linhares, por exemplo, por causa das artimanhas de Wanderley Tavares, chegou a abrir mão da Secretaria de Ciência e Tecnologia, se arrependendo em seguida, pedindo o seu espaço de volta.

Não é a primeira vez que Wanderley Tavares causa desarrumação no partido.

Em 2022, ele se contrapôs à chapa majoritária da reeleição de Ibaneis, ao apoiar a candidatura avulsa de Damares Alves ao Senado.

O modus operandi usado por Wanderley Tavares em busca de vantagens fisiológicas em governos que passaram ao longo da história pelo Buriti, sempre deixou os parlamentares do partido em desconforto.

A decisão da direção nacional do Republicanos, de “rifar” Tavares da presidência do partido no DF, se deu exatamente por isso.

Ontem à noite, ele publicou a sua carta de renúncia.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Governo apresenta projeto que agrava pena para organizações criminosas

O projeto de lei chamado de Antifacção inclui agravar a pena para lideranças e integrantes...

Mais Radar

Saúde privada no DF cresce 7% ao ano e anuncia apoio a Ibaneis

Durante encontro com o setor privado de saúde, Ibaneis Rocha ganha apoio à corrida pelo Senado. Empresários também declaram respaldo a Celina Leão, Roosevelt Vilela e José Humberto Pires nas eleições de 2026.

CLDF sob fogo: deputados denunciam uso político de agência de notícias

Roosevelt (PL), Thiago Manzoni (PL), Pastor Daniel de Castro (PP) e João Cardoso (Avante) pedem providências contra o uso político e ideológico da Comunicação oficial da CLDF, acusada de parcialidade e favorecimento à esquerda.

A “década perdida” do DF: corrupção, ruína e descaramento político

Arruda, Agnelo e Rollemberg: trio que afundou o DF! Arruda com sua "oração da propina", Agnelo e o propinoduto do Mané Garrincha, e Rollemberg, o rei dos viadutos caídos. Uma década perdida de corrupção e descaso que Brasília não esquece!

Do rombo de R$ 7,7 bi à reeleição: o segredo de Ibaneis para vencer

Ibaneis Rocha consolidou um modelo de gestão técnica e eficiente no DF, rompendo com a velha política e alcançando a inédita reeleição em 1º turno. Agora, prepara-se para disputar o Senado em 2026.

De Brasília a Vicente Pires: a ousadia de transformar o impossível em realidade

Juscelino Kubitschek ergueu Brasília do vazio em três anos, desafiando o impossível. Ibaneis Rocha transformou Vicente Pires, do abandono à dignidade, em tempo recorde. Dois líderes, duas cidades, uma mesma ousadia: construir futuros com urgência e empatia.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político