Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Gustavo Rocha se filiará ao Republicanos para ser vice de Celina Leão

Publicado em

O atual secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, por decisão do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, se filiará ao partido para concorrer como candidato a vice-governador na chapa majoritária liderada por Celina Leão (PP).

Um acordo nesse sentido já havia sido estabelecido no final do ano passado entre o governador Ibaneis Rocha, que apoia a vice-governadora como sua sucessora nas eleições de 2026, e o presidente nacional do partido.

Essa é a primeira vez que o advogado Gustavo Rocha se filiará a um partido político para disputar uma eleição.

Ele é homem de confiança de Ibaneis e faz parte do governo deste a primeira gestão iniciada em 2019.

No entanto, Wanderley Tavares, presidente da legenda no Distrito Federal, vinha trabalhando na contramão de Marcos Pereira. Ou seria ele para a vaga de vice, ou conturbaria o processo lançando uma candidatura própria dos Republicanos.

Embora o Republicanos sendo da base do governo Ibaneis, Tavares, como sempre, passou a propagar a candidatura do deputado Fred Linhares ao governo do DF.

O parlamentar de primeiro mandato, embarcou na “onda” de Wanderley Tavares, o que gerou uma crise entre o partido e o governo Ibaneis.

Isto porque o Republicanos é a legenda que mais possui cargos no governo (quatro Secretarias e quatro administrações regionais, além de muitos outros cargos na estrutura do governo do DF).

Fred Linhares, por exemplo, por causa das artimanhas de Wanderley Tavares, chegou a abrir mão da Secretaria de Ciência e Tecnologia, se arrependendo em seguida, pedindo o seu espaço de volta.

Não é a primeira vez que Wanderley Tavares causa desarrumação no partido.

Em 2022, ele se contrapôs à chapa majoritária da reeleição de Ibaneis, ao apoiar a candidatura avulsa de Damares Alves ao Senado.

O modus operandi usado por Wanderley Tavares em busca de vantagens fisiológicas em governos que passaram ao longo da história pelo Buriti, sempre deixou os parlamentares do partido em desconforto.

A decisão da direção nacional do Republicanos, de “rifar” Tavares da presidência do partido no DF, se deu exatamente por isso.

Ontem à noite, ele publicou a sua carta de renúncia.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

CBMDF: Comandante destaca parceria no combate a queimadas no Entorno

O comandante Barcelos destacou a parceria entre o CBMDF e o CBMGO no combate a incêndios no Entorno, reforçando a integração das corporações para garantir resposta rápida e proteger comunidades da região.

Mais Radar

Lula sabota Brasília, ataca o BRB e o desenvolvimento econômico do DF

Lula e o PT do DF contra Brasília: do ataque ao Fundo Constitucional à sabotagem da expansão do BRB, a esquerda insiste em minar a segurança, a saúde, a educação e o progresso econômico do Distrito Federal, desrespeitando a vontade do povo que os afastou do poder há 16 anos."

Decisões anuladas: O soberano Tribunal do Júri Popular no banco dos réus

Decisões anuladas do Tribunal do Júri, como no caso da 113 Sul, abalam a confiança da sociedade no sistema de justiça. Falhas processuais repetidas geram desconfiança e questionamentos sobre a eficácia da justiça popular no Brasil.

STF e Bolsonaro: Um cabo de guerra que mistura simbolismo e vingança

O julgamento de Jair Bolsonaro e aliados no STF, em plena Semana da Pátria, acirra a polarização política e expõe o risco de desgaste da democracia, num embate que pode deixar cicatrizes profundas no país

Arruda faz lobby para que Congresso passe a borracha em sua ficha suja

Arruda pressiona por brecha na Ficha Limpa, namora partidos do DF e sonha alto, mesmo atolado em processos

Esquerda e direita blindam “padre maroto”, irmão de Lula, enrolado no INSS

Blindado por um acordo costurado entre políticos de esquerda e direita, a pedido de Lula, o “padre maroto” Frei Chico escapou de depor na CPMI, revelando a união de interesses para evitar investigações incômodas.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político