Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Gatunagem no INSS derruba popularidade de Lula e sinaliza derrota em 2026

Publicado em

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 4, trouxe um alerta vermelho para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): a desaprovação ao seu terceiro mandato atingiu o pico de 56%.

Esse foi o maior índice desde o início da gestão em janeiro de 2023, enquanto a aprovação despencou para 40%, o menor patamar registrado.

Esses números, coletados entre 29 de maio e 1º de junho com 2.004 entrevistados, revela  um cenário de crescente insatisfação popular, impulsionado, em grande parte, pelo escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que abalou a confiança dos brasileiros, especialmente entre os mais pobres e aposentados.

A pesquisa aponta que 31% dos entrevistados atribuem diretamente ao governo Lula a responsabilidade pelo antro da gatunagem que lesou aposentados e pensionistas, um golpe duro na base tradicional do PT.

O escândalo do INSS, envolveu descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas, com 82% dos entrevistados da Quaest cientes do caso.

A percepção de que Lula é o principal responsável pela roubalheira, mais do que o ex-ministro Carlos Lupi, que sabia de tudo e não tomou providências, revela uma crise de credibilidade que o Planalto não conseguiu conter.

O  caso do INSS, anulou o impacto de medidas populares anunciadas recentemente, como a isenção de Imposto de Renda até R$ 5 mil, o novo Vale-Gás e descontos na conta de luz para inscritos no CadÚnico. Nada disso serviu para melhorar a imagem do governo.

A indignação com a “ladroeira” contra os aposentados, como o caso tem sido chamado, é agravada pela ausência de punições concretas.

Até o momento, nenhum gatuno foi preso pelos desvios, e o dinheiro subtraído dos benefícios não foi devolvido.

A revolta pela roubalheira  do INSS, indica que o PT precisará de uma reviravolta para reverter o desgaste.

A pesquisa de maio de 2024 já apontava que 55% dos brasileiros não acreditavam que Lula merecia a reeleição, e os dados atuais reforçam essa tendência.

Lula corre o risco de chegar a 2026 como um candidato enfraquecido, por não ter evitado que milhões de velhos aposentados fossem vítimas de um quadrilhão montado dentro do INSS.

VEJA PESQUISA QUEST

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.

Mais Radar

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.

Celina transforma demanda silenciosa dos idosos em agenda de Estado

As mãos que afagam. Celina Leão assume protagonismo ao lançar ações concretas para a terceira idade, mostrando que cuidar de quem construiu Brasília não é favor: é justiça e compromisso com o futuro.

Aceita que dói menos! Rejeição de 53% a Arruda é sentença de morte eleitoral

A rejeição de 53% confirma que o DF não aceita o retorno de José Roberto Arruda, marcado por escândalos, prisão e inelegibilidade. A memória da Caixa de Pandora ainda pesa e impede sua volta ao comando do Buriti

Laços com os Três Poderes tornam o caso Master um escândalo intocável

A tentativa de criação de CPIs sobre o caso Banco Master do banqueiro Daniel Vorcaro não passa de encenação: serviu apenas para blindar os envolvidos ou virar palanque político-eleitoreiro. Deputados petistas do DF, como Chico Vigilante, teriam coragem de convocar ministros de Lula para depor?

Bia Kicis chama de “racha” escolha de Flávio em vez de Michelle

Bia Kicis ficou atônita: o anúncio de Bolsonaro, lançando Flávio e descartando Michelle, caiu como “água no chope” e desmoronou seus planos para o Senado, abrindo um racha explosivo no PL do DF.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político