Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Fraga infiel: PL é instado a enquadrar o “coroné” caso apoie Izalci

Publicado em

A lei eleitoral nos termos dos arts. 54 assevera a impossibilidade de participação em propaganda eleitoral de qualquer filiado a outra agremiação partidária ou partido integrante de outra coligação.

A Lei nº 9.504/97 do TSE, também não permite nenhum tipo de apoio a candidato de partido que não seja da mesma coligação.

Neste último caso, o candidato estaria livre dessa obrigação se o partido, do qual for filiado, deixar isso estabelecido na ata de convenção.

O debate acendeu em meio ao PL do DF, partido que faz parte do governo Ibaneis Rocha(MDB) e que marchará com ele por sua reeleição.

LEIA MAIS| Radar Político

Pré-candidatos do PL reagem contra intriga “plantada” por Fraga

O PL paz parte da chapa majoritária do governador com o nome de Flávia Arruda como pré-candidata ao Senado.

O ponto da discussão gira em torno do comportamento do ex-deputado Alberto Fraga, filiado ao partido, por onde deve sair como candidato a deputado federal.

Fraga insinua pelos cantos apoiar a candidatura do tucano Izalci Lucas ao governo do Distrito Federal. Ele também faz criticas raivosas contra as ações do governo Ibaneis.

Especialistas em direito eleitoral, consultados pela coluna Radar Político, dizem que Alberto Fraga pode dizer o que quiser do governo Ibaneis Rocha, ou pode até afirmar que irá apoiar este ou aquele candidato contra o emedebista.

No entanto, o coroné deve fechar a boca após as convenções partidárias que ocorrem a partir do dia 20 de junho.

De acordo ainda com os especialistas na lei, Fraga só ficará desobrigado de seguir os interesses do PL, que é o de reeleger o governador, caso a presidente da agremiação, Flávia Arruda, determinar em ata convencional que ele pode apoiar o candidato majoritário que bem entender.

Caso contrario, o ex-deputado terá que seguir a regra do jogo e ficar pianinho para não cometer a infidelidade partidária, correndo o risco de ficar sem legenda para a disputa.

Para alguns membros do partido, também consultados sobre o tema, dificilmente a executiva do PL local, irá avalizar que um dos seus candidatos pule a cerca em prejuízos dos outros.

A Flávia não deve concordar com isso e muito menos o governador Ibaneis Rocha, candidato a reeleição, tendo o Partido Liberal como integrante de sua coligação”, disse um importante membro da executiva do PL.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF nas redes sociais

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

3ª edição Feira do Trabalho e do Campo agita Gama com atrações

Feira do Trabalho e do Campo movimenta o Gama com programação gratuita, empreendedorismo e valorização da agricultura familiar. Iniciativa fortalece a agricultura familiar, estimula o empreendedorismo e celebra o mês de aniversário da cidade.

Mais Radar

Poder: políticos condenados como Arruda tentam voltar a cena do crime

Políticos condenados por corrupção e considerados “ficha suja”, como o ex-governador do DF José Roberto Arruda, podem ser beneficiados com a mutilação da Lei da Ficha Limpa, símbolo histórico do combate à corrupção.

Cappelli é vetado em reunião sobre o Novo PAC na Câmara Legislativa do DF

Ignorado pelo PT na CLDF, Ricardo Cappelli (PSB) ficou sem voz na reunião do Novo PAC com Rui Costa, revelando a rejeição petista e a disputa interna da esquerda no DF.

Bia Kicis pode cavar derrota ao Senado caso apoie apenas sua “panelinha”

Ao focar só em sua “panelinha”, Bia Kicis despreza deputados do PL e ameaça seu próprio projeto eleitoral. O que parece ser uma estratégia pode virar seu maior erro político.

Ibaneis garante PL na chapa de Celina em 2026 e apoio aos Bombeiros

Governador Ibaneis garante vaga do PL na chapa de 2026 e anuncia redução de interstício para bombeiros, além de 40 a 50 escolas cívico-militares no DF. Evento com 3 mil bombeiros foi organizado elo deputado distrital Roosevelt (PL).

Xandão chama PT de “corrupto e ladrão” em vídeo que volta à tona

Alexandre de Moraes, em palestra, chama governo do PT de "corrupto" e "ladrão", critica desvios bilionários e porto em Cuba. Fala viraliza, questionando coerência do ministro do STF. A internet não perdoa!
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político