Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Fica Glauber Braga! Greve de fome anima suplente Heloísa Helena

Publicado em

No sexto dia de greve de fome, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), de 42 anos, permanece deitado no plenário 5, ala das Comissões da Câmara dos Deputados, em um protesto que preocupa médicos e aliados.

A manifestação, iniciada após o Conselho de Ética recomendar sua cassação ao plenário, é vista como de alto risco.

Segundo especialistas, a suspensão prolongada de alimentação pode levar a complicações graves, como arritmia cardíaca, falência renal e até a morte.

Apesar disso, a campanha “Fica Glauber Braga” ganha força entre colegas de partido, que enxergam o ato como resistência contra uma suposta perseguição política. A regra diz que um suplente assume o cargo, caso o titular peça licença para ocupar cargos no executivo; que seja cassado ou vá a óbito.

A acusação que pesa contra Braga, movida pelo Partido Novo, refere-se a um episódio em abril de 2024, quando ele teria expulsado um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) da Câmara com socos e pontapés.

No entanto, o deputado e seus apoiadores alegam que o processo é uma retaliação por suas denúncias contra o esquema das chamadas “emendas secretas”, que envolvem a distribuição de recursos públicos sem transparência, confrontando deputados influentes.

A mobilização em torno da greve de fome de Glauber, com manifestações de apoio que vão de rodas de samba animadas, como a realizada na noite de segunda-feira, a apelos públicos de colegas.

Um dos mais fervorosos defensores da continuidade do protesto é o deputado distrital Max Maciel (PSOL-DF), conhecido como “deputado chapeuzinho”.

Pelas redes sociais, Maciel incentiva Braga a manter a greve até que o Conselho de Ética recue, ignorando os alerta sobre o delicado estado de saúde do parlamentar.

A possibilidade de reversão da recomendação de cassação, porém, é considerada remota, já que o processo agora depende de votação em plenário, exigindo 257 votos para ser efetivado.

Enquanto isso, quem acompanha o desdobramento com interesse é a ex-senadora Heloísa Helena, da Rede Sustentabilidade.

Em 2022, a Rede formou uma federação com o PSOL, e Helena, candidata a deputada federal pelo Rio de Janeiro, tornou-se a primeira suplente de Braga.

Caso a cassação se confirme, ela assumirá o mandato.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Abertas inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no DF

Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional gratuita oferecida pela...

Mais Radar

Bia Kicis sonha com o Senado, mas quem manda é o dono do cofre

Bia Kicis lança sua candidatura ao Senado em 2026, mas enfrenta resistência dentro do próprio PL e desafia planos de Ibaneis e Michelle. No xadrez político do DF, ousadia sem apoio pode custar caro.

Ibaneis destaca transição energética do DF na LIDE em Dubai

Em conferência nos Emirados Árabes, o governador apresenta Brasília como modelo de sustentabilidade, com incentivos a veículos elétricos, iluminação LED e energia limpa, visando atrair investimentos para o desenvolvimento verde da capital.

Pré-candidatura de Ibaneis ao Senado redefine o cenário político no DF

Com resultados concretos e forte apoio popular, Ibaneis Rocha desponta como favorito ao Senado em 2026. Sua experiência contrasta com a incerteza de novatos e reforça sua posição como líder no DF.

O compromisso de Hermeto e Ibaneis com a melhoria dos policiais da PMDF

O distrital Hermeto, policial militar da reserva, e o governador Ibaneis Rocha unem forças para valorizar a PMDF, com reajustes salariais, convocações de novos policiais e promoções, fortalecendo a tropa e a segurança do DF rumo à capital mais segura do Brasil.

Oportunismo político ronda BRs 135 e 222, diz Roberto Rocha

Roberto Rocha critica duramente políticos que tentam se apropriar das BRs 135 e 222, obras com concreto rígido que ele afirma terem saído do papel graças às suas emendas, enquanto aponta o atraso e a politicagem de adversários no Maranhão.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político