Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Federação entre PT, PSB, PCdoB e PV pode eleger três deputados no DF

Publicado em

Caso prospere a federação partidária, entre PT, PSB, PCdoB e PV, com vistas as eleições desse ano, poderá favorecer, três candidaturas de esquerda para a Câmara dos Deputados, no âmbito do Distrito Federal.

O  namoro do provável casamento dos quatro partidos, que de acordo com a legislação vigente, terá que ser mantido por quatro anos, voltou a ser debatido ontem (02),  pelos presidentes das respectivas legendas, Carlos Siqueira (PSB); Gleisi Hoffmann (PT); José Luiz Pena (PV) e Luciana Santos (PCdoB).

Se a federação for consolidada, pode ser o passaporte para que Erika Kokay (PT), se eleja para o seu quarto mandato de deputada federal.

Elegerá também o ex-governador Rodrigo Rollemberg, que voltará à Câmara Federal pelo seu partido, o PSB.

Há dúvidas se tal federação partidária no DF, possa eleger um terceiro nome.

No entanto, se houver votos de sobras, a terceira vaga seria disputada entre o ex-governador Agnelo Queiroz (PT) e Professor Israel (PV).

LEIA

Partidos com maior tempo de TV devem marchar com Ibaneis no DF

O movimento, que se desenha no campo nacional, começa  a refletir com muita força no jogo político local.

O DF possui oito vagas na câmara baixa, que deverão ser disputadas, a tapas, pelos mais diversos partidos federados ou não.

O senador Reguffe (Podemos), caso desista da candidatura de governador e opte pela de deputado se elegerá folgadamente e pode levar mais um com ele.

Mas isso não são favas contadas. Talvez se estiver numa federação partidária.

Roberto Freire, presidente do Cidadania, abriu negociações com o Podemos comandado pela deputada federal Renata Abreu (SP) para debater um possível casamento entre às duas legendas.

Quatro ou cinco vagas da bancada brasiliense, restariam para ser preenchidas.

É quase certo que elas ficariam com o MDB, PL, Republicanos e PP, mesmo sendo este último uma dúvida.

Também vive a mesma dúvida o DEM que tem Alberto Fraga e o deputado Luiz Miranda que já disse que disputaria o mandato por São Paulo.

A fusão entre DEM e PSL está marcada para a próxima terça-feira (7), quando o pedido será analisado pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ninguém sabe, até agora, quem comandará o partido, no DF, bem como não se sabe se o União irá se federalizar com alguma outra legenda.

Assim, sendo, o jogo segue complicado para Fraga.

Vendo por esse ângulo, as portas para a futura bancada de deputados brasilienses já está lacrada  e puseram as chaves fora, antes mesmo dos registros de candidaturas.

*Toni Duarte é jornalista e editor-chefe do RadarDF. Quer saber mais? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

SUS vai comprar 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde

Unidades básicas de saúde (UBS) de mais de 5 mil municípios vão receber 180 mil...

Mais Radar

Edison Lobão: Testemunho de cinco décadas da política brasileira

Edison Lobão lança Memórias e Testemunhos: Revelações Políticas dia 20/08 no Salão Negro do Congresso. Uma narrativa única que desvenda os bastidores dos Três Poderes, desde JK até Dilma, por um testemunho vivo da história brasileira.

BRB e Banco Master: uma aquisição estratégica para o Distrito Federal

Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, defende a compra do Banco Master, que trará R$ 1,5 bi em lucros e fortalecerá o DF. Um marco para o BRB, que cresce e beneficia a população 

DF: Esquerda rachada entre o “cabrito novo” Grass e o “forasteiro” Cappelli

A disputa para liderar a esquerda no DF, segue sem consenso: Leandro Grass é visto como um "cabrito novo" e "oportunista", enquanto Ricardo Cappelli como "forasteiro fanfarrão". Sem unanimidade, a esquerda encontra dificuldades para escolher um nome ao Buriti.

Agosto Lilás: Sandro Avelar convoca sociedade contra feminicídio no DF

No Agosto Lilás, Sandro Avelar convoca a sociedade brasiliense a agir contra o feminicídio, crime que cresce no DF e ocorre, em sua maioria, dentro de casa. "Denunciar é proteger vidas e romper o ciclo da violência", diz ele.

Saiba como Caiado e Vilela conquistaram o Entorno, último reduto de Marconi

Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela (MDB) conquistaram o Entorno, quebrando a hegemonia de Marconi Perillo, que por anos manteve a região abandonada para exercer controle político sobre uma população empobrecida.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político