Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Emendas PIX: PF mira parlamentares do Maranhão, Bahia e Amapá

Publicado em

Gabinetes, escritórios e residências de parlamentares de estados como Maranhão, Bahia e Amapá podem estar na mira da Polícia Federal (PF) e do ministro Flávio Dino do Supremo Tribunal Federal (STF).

No caso do Maranhão, quatro congressistas estariam envolvidos no suposto caso das emendas-PIX, conhecida também como emenda “bate-volta” para o bolso de quem as envia.

As emendas, conhecidas pela baixa transparência e agilidade no repasse de recursos, são apontadas como uma brecha para fraudes, envolvendo deputados e senadores.

A operação, que investiga desvios de verbas públicas por meio das chamadas “emendas PIX”, ganhou força após a ação no gabinete do deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), acusado de liderar um esquema que ultrapassa R$ 100 milhões.

A atuação da PF, coordenada com o STF e o Ministério Público Federal (MPF), visa desmantelar o suposto esquema de corrupção, com indícios de recursos direcionados a aliados políticos e até familiares de parlamentares.

A tensão entre o Legislativo e o Judiciário escalou após a quebra de um acordo mediado pelo ministro Flávio Dino, do STF, que buscava regulamentar as emendas PIX com maior transparência, incluindo auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU) e a suspensão de novos repasses até a criação de regras mais rígidas.

No entanto, descumprimentos e tentativas de burlar o combinado foram registrados, intensificando as investigações.

Para aliviar as tensões entre o Legislativo e o Judiciário, a Câmara dos Deputados concluiu, na quarta-feira (9), a votação do Projeto de Lei 769/24.

O projeto, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF) e relatado pelo deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), busca fortalecer a estrutura da Corte em meio ao embate causado pelas investigações das emendas PIX.

O Projeto de Lei 769/24 cria 160 funções comissionadas de nível FC-6 destinadas aos gabinetes de dez ministros do STF, excluindo o gabinete do presidente.

A proposta prevê, também, a criação de 40 cargos de técnico judiciário para agentes da Polícia Judicial, reforçando a segurança do tribunal.

A medida, que terá um impacto de R$ 7,8 milhões anuais no orçamento do STF, foi justificada como necessária para aumentar a eficiência e a proteção da Corte.

A aprovação do projeto ocorre em um momento de alta tensão entre os poderes, com o STF intensificando a fiscalização sobre as emendas parlamentares.

Mesmo assim, investigações sobre as emendas PIX continuam a gerar desconforto no Congresso, com deputados e senadores temendo novas operações.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Painel de grafiteiros dá cara nova à passagem subterrânea da Asa Norte

A passagem subterrânea da 103/104 Norte ganhou vida no ultimo mês com obras de diferentes...

Mais Radar

Laços com os Três Poderes tornam o caso Master um escândalo intocável

A tentativa de criação de CPIs sobre o caso Banco Master do banqueiro Daniel Vorcaro não passa de encenação: serviu apenas para blindar os envolvidos ou virar palanque político-eleitoreiro. Deputados petistas do DF, como Chico Vigilante, teriam coragem de convocar ministros de Lula para depor?

Bia Kicis chama de “racha” escolha de Flávio em vez de Michelle

Bia Kicis ficou atônita: o anúncio de Bolsonaro, lançando Flávio e descartando Michelle, caiu como “água no chope” e desmoronou seus planos para o Senado, abrindo um racha explosivo no PL do DF.

Reguffe e Arruda: o “rei da ética” torna-se parceiro do “rei da propina filmada”

Reguffe, antes símbolo da ética, surge ao lado de Arruda, condenado no caso Pandora. O ex-senador, que evitava fotos com suspeitos, agora posa com quem foi preso por comandar o esquema que jurou combater. Vai confiar!!

Prudente detona rivais: “Celina ganha em qualquer cenário em 2026″

Deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) disse ao Radar DF nesta quarta (03): “Celina Leão está imbatível para 2026. Nenhum adversário anunciado até agora, vence no 1º ou 2º turno. Nosso grupo é sólido, as obras falam e as pesquisas confirmam".

Ibaneis 63%: aprovação alta obriga união e depuração de aliados infiéis no DF

A população do Distrito Federal reconhece a gestão eficiente de Ibaneis Rocha, que mantém alta aprovação graças a obras entregues, segurança reforçada e políticas que transformam o DF em referência nacional.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político