A exatos oito dias após a invasão da sede da Polícia Federal, por um suposto grupo bolsonarista, sem que ninguém, até agora, tenha sido preso, uma PEC, que acaba com o Fundo Constitucional do Distrito Federal, de autoria do senador Randolfe Rodrigues(Rede-AP), se encontra disponível para a coleta de assinaturas.
Se obter 27 assinaturas dos senadores, a proposta de Emenda à Constituição começará a tramitar no Senado.
A iniciativa de Randolfe, uma das figuras mais articuladas junto ao presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva(PT), tem cheiro de represália contra as forças de segurança do DF, por não ter prendido em flagrante delito os envolvidos em atos de baderna, ocorridos no último dia 12 de dezembro.
Os protestos aconteceram após a prisão de uma liderança indígena que apoia o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Por meio das redes sociais, o senador amapaense criticou os ataques, que incluíram tentativa de invasão à sede da Superintendência da Polícia Federal (PF), veículos incendiados e até a tentativa de empurrar um ônibus viaduto abaixo.
Caso seja aprovado, o Distrito Federal perderá R$23 bilhões de suas receitas. Desde 1998, o FCDF custeia toda a segurança pública da capital do país e, em parte, a saúde e educação, por meio de recursos da União.