Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Em posição confortável, é zero a possibilidade de Ibaneis deixar o MDB

Publicado em

“O governador Ibaneis Rocha vai disputar a sua reeleição é pelo MDB”. Sustentou Fernando Leite, um dos principais coordenadores da campanha vitoriosa do emedebista, em 2018, quando se elegeu no segundo turno 69,79% dos votos válidos do eleitorado brasiliense.

A convicção de Fernando Leite, cravada na manhã desta sexta-feira (30),  à coluna “Radar Político”, é a mesma do núcleo de articulação montado em torno do projeto de reeleição do governador em 2022.

As manifestações públicas feitas pelo próprio governador, de que está muito bem no MDB, coloca por terra a sequência de “achismos”  divulgados durante a semana, apontando como certa saída de Ibaneis Rocha do MDB.

PP é apenas uma opção

A bolsa de apostas foi movimentada com a chegada do senador Ciro Nogueira, como novo chefe da Casa Civil da Presidência da República, nomeado na segunda-feira passada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Ibaneis é amigo do presidente do PP, há bastante tempo, e conterrâneos do mesmo estado, o Piauí.

No DF, o governador tem o PP na sua base de partidos aliados.

No entanto, não deixa de ser uma opção,  se o governador não tiver a liberdade dentro do MDB, para montar uma aliança forte em torno de sua reeleição.

Posição confortável

“Só há mudança de partido quando o candidato não se sente seguro dentro de uma legenda”, é o que dizem os articuladores de Ibaneis.

Citam por exemplo, o que ocorreu em 2019, com o ex-governador Joaquim Roriz que deixou o MDB pelo PSC, ao sentir que a direção nacional não lhe daria legenda para disputar o Buriti em 2010.

Não é o caso agora com Ibaneis.

Para os  principais aliados, o governador está bastante confortável na legenda no DF e tem o apoio dos principais caciques emedebistas no âmbito do MDB nacional.

Anderson entra na fila de vice

Anderson Torres,  ex-secretário de segurança Pública de Ibaneis Rocha, e atual ministro da Justiça do presidente Jair Bolsonaro, já colocou seu time nas ruas do Distrito Federal para viabilizar o seu batismo na cena política de 2022.

Torres se filiou ao PSL e se prepara para disputar uma das oito vagas de deputado federal pelo DF.

No entanto, o ministro não descarta uma vaga na chapa majoritária como vice-governador de Ibaneis Rocha.

O primeiro teste feito por Anderson Tores, ocorreu no sábado passado,  durante a abertura do movimentado programa “Cidade da Segurança”, em Samambaia.

O nome dele foi exaltado por centenas de integrantes das forças de segurança do DF que prestigiaram o evento, realizado pela Secretaria de Segurança Pública do DF.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

DF incentiva mobilidade ativa e investe em qualidade de vida para a população

Atualmente, Brasília tem a segunda maior malha cicloviária do país, com 727 km de extensão,...

Mais Radar

Roberto Rocha aposta na ZPE de Bacabeira para impulsionar petróleo no MA

Com a criação da ZPE de Bacabeira e a defesa da exploração do petróleo na costa maranhense, o ex-senador Roberto Rocha lidera um projeto capaz de tirar o Maranhão da condição de estado mais pobre do Brasil e impulsionar seu desenvolvimento.

Para tentar inflar o nome, Arruda volta a usar enquetes fajutas de internet

José Roberto Arruda reaparece como o “rei das enquetes falsas”, tentando ludibriar o eleitor do DF com pesquisas sem validade. O ex-governador, que nem bem se livrou da "ficha suja", entra para a mira do TSE e MPF que monitoram práticas consideradas falsas e abusivas.

Saúde privada no DF cresce 7% ao ano e anuncia apoio a Ibaneis

Durante encontro com o setor privado de saúde, Ibaneis Rocha ganha apoio à corrida pelo Senado. Empresários também declaram respaldo a Celina Leão, Roosevelt Vilela e José Humberto Pires nas eleições de 2026.

CLDF sob fogo: deputados denunciam uso político de agência de notícias

Roosevelt (PL), Thiago Manzoni (PL), Pastor Daniel de Castro (PP) e João Cardoso (Avante) pedem providências contra o uso político e ideológico da Comunicação oficial da CLDF, acusada de parcialidade e favorecimento à esquerda.

A “década perdida” do DF: corrupção, ruína e descaramento político

Arruda, Agnelo e Rollemberg: trio que afundou o DF! Arruda com sua "oração da propina", Agnelo e o propinoduto do Mané Garrincha, e Rollemberg, o rei dos viadutos caídos. Uma década perdida de corrupção e descaso que Brasília não esquece!
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político