Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Em crise, PT do DF debate estratégia para enfrentar Celina em 2026

Publicado em

Partidos de esquerda do DF continuam conversando entre si sobre a viabilidade de um candidato para enfrentar Celina Leão (PP), na disputa pelo Buriti, em 2026.

O maior problema enfrentado pelo Partido dos Trabalhadores local, é na indicação de um nome próprio que possa liderar a coalizão.

A professora Rosilene Correia, que disputou a senatória e não consegui se eleger em 2022, já esmurrou a mesa impondo o seu nome.

Ela se diz melhor que o ex-governador Agnelo Quiroz, bem maior que Magela, ou qualquer outro petistas acostumados a disputar eleições majoritárias.

A professora tem razão: arrebatou das urnas na eleição passada 356.198 votos válidos. Foi a terceira mais votada na disputa pelo Senado.

No entanto, o que se sabe é que a sindicalista só abriria mão da disputa do Buriti para a deputada federal Erika Kokay, presidente do Partido no DF.

Por outro lado, o nome do derrotado e inelegível Leandro Grass(PV), é o mais aceito pela maioria dos petistas.

Grande parte defende a reedição da Federação PT/PV/PCdoB, cujo casamento partidário estenderia a validade até 2030 e que ela seja pilotada pelo inelegível Grass.

Ele foi condenado por crime de fake news praticado na eleição passada.

Leandro Grass foi acusado e condenado pela Justiça Eleitoral por usar o dinheiro público de campanha para espalhar mentiras contra os oponentes.

Alguns acreditam que o condenado se livrará da inelegibilidade, decisão tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.

Outros, do próprio PT, torcem para que Grass seja mantido fora da política por oito anos.

Quem mais torce por isso são os petistas que reivindicam o direito de disputar o Palácio do Buriti, como Rosilene Correia.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Áreas de lazer passam por reformas no Plano Piloto

Com serviços de limpeza, capina e serralheria, os parques infantis da região do Plano Piloto...

Mais Radar

Aversão às mulheres: Resta o PT se retratar pelo misógino Gabriel Magno

Se o PT falha em condenar publicamente atitudes misóginas contra adversárias políticas, surgem dúvidas sobre como o partido trata suas próprias parlamentares que enfrentam preconceitos e todo o tipo de discriminação nos parlamentos e nas ruas.

Misógino deputado petista usa rede socias para difamar Celina Leão

O deputado distrital Gabriel Magno (PT) usou as redes sociais, pagas com recursos públicos, para difamar a vice-governadora Celina Leão (PP) através de memes misóginos. Ele demonstra profundo desprezo e preconceito contra a mulher.

Usucapião: Urbanizadora é derrotada na justiça por moradores de condomínio

A sentença, proferida pela Vara de Meio Ambiente do Tribunal de Justiça do DF, reconheceu a posse continuada e pacífica dos moradores. A decisão impõe à Urbanizadora o pagamento de custas e honorários advocatícios, calculados em 10% sobre R$ 39,4 milhões.

O DER-DF supera recordes de obras em seis anos de Governo Ibaneis

O DER-DF, sob o comando de Fauzi Nacfur Junior, nestes seis anos do governo Ibaneis, superou os volumes de obras dos dez anos anteriores, focando na modernização da infraestrutura como resposta às demandas dos cidadãos de Brasília.

A dança dos enrolados: saiba quem é a dupla “Cinquentinha & Ruimdilene”

A disputa pela prefeitura de Valparaíso de Goiás torna-se cada vez mais complicada para a ex-secretária de Educação, Rudilene Nobre, e para o ex-secretário de Obras, Marcus Vinicius. A primeira ficará inelegível na hora que registrar a candidatura. O segundo pode ficar fora pelo mesmo motivo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»