Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Eleições: Largada no DF começa amanhã com cheiro de 1º turno para Ibaneis

Publicado em

Começa a partir desta terça-feira(16), a corrida eleitoral dos candidatos ao governo do Distrito Federal, com um cenário que desponta como o grande favorito, o governador Ibaneis Rocha(MDB).

Ele busca o seu segundo mandato, como chefe do Executivo da capital federal, Ibaneis tem em torno de si a maior aliança partidária do DF.

Nos próximos 47 dias, que faltam para as eleições de 2 de outubro, oito declarados candidatos, deverão sair às ruas, a partir de amanhã, na luta pela conquista do voto.

Pode ser que haja alguns outros nomes registrados, até o final da tarde de hoje, junto a justiça eleitoral, para a disputa pelo Buriti.

Porém, sem muita relevância ou conhecido do eleitorado brasiliense.

Na fase de pré-campanha, todos as pesquisas realizadas pelos mais diferentes institutos, apontaram Ibaneis muito bem posicionado e deixando muito atrás todos os seus concorrentes.

No último levantamento do Instituto Exata OP, registrado na Justiça Eleitoral sob nº DF02125/2022 e divulgado pela Rádio BandNews FM, na quarta-feira (10), apontou o atual governador vencendo a eleição no primeiro turno.

Na estimulada, Ibaneis tem 44,7% das intenções de voto, quatro vezes mais que o adversário, Izalci Luca (PSDB), que soma 11%, e mais atrás Leila Barros (PDT) com 8,7%.

A soma dos números dos quatro candidatos (Leandro Grass, Rafael Parante, Keka Bagno e Lucas Sales) não chega ultrapassar a pontuação de Leila.

Izalci Lucas ganhou timidamente alguns pontos em relação às pesquisas anteriores, mas enfrenta dificuldades na construção de sua chapa (PSDB/Cidadania) até o momento, quando faltam poucas horas para registros.

Do mês de maio até aqui, a luta dos pré-candidatos foi mais no campo político, com foco na montagem de alianças partidárias e das chapas majoritárias, referendadas pelas convenções realizadas até dia 5 de agosto passado.

Foi nesse cenário que Ibaneis se habilitou a liderar uma grande alianças que lhe proporcionou um maior tempo de rádio e de TV.

Nas investidas políticas por onde passa, Ibaneis diz que está pronto para a luta, sem adotar o discurso do já ganhou, mesmo estando ele bem situado no eleitorado, conforme apontam as pesquisas.

As propostas apresentadas de um provável segundo governo, o emedebista além de manter um cronograma das mais de 1.500 obras em andamento, quer ampliar no seu segundo mandato, os programas sociais que formam a espinha dorsal da sua atual gestão.

No campo econômico, Ibaneis está comprometido com uma forte política de investimentos no setor produtivo para a retomada da economia e geração de empregos e renda.

O governador quer fazer muito mais do que fez nestes quase quatro anos de seu governo, mesmo prejudicado pela disseminação mundial da Covid-19.

De longe, todos esses compromissos faz de Ibaneis o candidato com o discurso mais consistente, entre todos os seus oponentes, em que alguns, nem sabem direito por que é candidato ao governo do Distrito Federal.

O eleitorado parece entender perfeitamente e acena para ele o apoio em torno de sua reeleição, é o que demostram as pesquisas.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Cleber Lopes critica a OAB-DF pelo abandono de advogados sob risco

O advogado Cleber Lopes, pré-candidato à presidência da OAB-DF, criticou duramente a entidade, afirmando que a instituição abandonou os advogados, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades e têm suas prerrogativas desrespeitadas, sem receber o apoio devido.

Mais Radar

Cleber Lopes critica a OAB-DF pelo abandono de advogados sob risco

O advogado Cleber Lopes, pré-candidato à presidência da OAB-DF, criticou duramente a entidade, afirmando que a instituição abandonou os advogados, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades e têm suas prerrogativas desrespeitadas, sem receber o apoio devido.

Depois do “governo das trevas”, os sinos voltam a badalar sobre Brasília.

Durante o governo Rollemberg, templos religiosos no DF sofreram perseguições, com igrejas sendo demolidas sob alegações de irregularidades. O governador Ibaneis Rocha destacou a reconciliação com as igrejas e a paz restaurada desde 2019, após anos de intolerância.

Doeu no bolso! Por greve ilegal, médicos do DF terão salários descontados

A Procuradoria-Geral do DF, enviou circular para todos os gestores da administração pública orientando como proceder daqui por diante com servidores grevistas, sendo a greve legal ou não. 

Boa, porém perigosa! Trechos da DF-140 seguem sem sinalização de solo 

A sinalização pela metade no pavimento, como faixas de demarcação e pintura de solo, tem dificultado a visibilidade, aumentando o perigo de acidentes, principalmente em curvas e áreas sem iluminação durante a noite.

Com perdas de R$3,6 milhões, sindicato de Gutemberg encerra greve ilegal

O presidente vitalício do Sindmédico, Gutemberg Fialho, encerrou a greve ilegal que paralisou o sistema de saúde do DF, e levou ao desespero centenas de pessoas dependentes do SUS. A multa de R$ 3,6 milhões esvaziou os cofres da entidade e o risco de prisão dos diretores forçou o fim do movimento.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»