Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Eleições: Largada no DF começa amanhã com cheiro de 1º turno para Ibaneis

Publicado em

Começa a partir desta terça-feira(16), a corrida eleitoral dos candidatos ao governo do Distrito Federal, com um cenário que desponta como o grande favorito, o governador Ibaneis Rocha(MDB).

Ele busca o seu segundo mandato, como chefe do Executivo da capital federal, Ibaneis tem em torno de si a maior aliança partidária do DF.

Nos próximos 47 dias, que faltam para as eleições de 2 de outubro, oito declarados candidatos, deverão sair às ruas, a partir de amanhã, na luta pela conquista do voto.

Pode ser que haja alguns outros nomes registrados, até o final da tarde de hoje, junto a justiça eleitoral, para a disputa pelo Buriti.

Porém, sem muita relevância ou conhecido do eleitorado brasiliense.

Na fase de pré-campanha, todos as pesquisas realizadas pelos mais diferentes institutos, apontaram Ibaneis muito bem posicionado e deixando muito atrás todos os seus concorrentes.

No último levantamento do Instituto Exata OP, registrado na Justiça Eleitoral sob nº DF02125/2022 e divulgado pela Rádio BandNews FM, na quarta-feira (10), apontou o atual governador vencendo a eleição no primeiro turno.

Na estimulada, Ibaneis tem 44,7% das intenções de voto, quatro vezes mais que o adversário, Izalci Luca (PSDB), que soma 11%, e mais atrás Leila Barros (PDT) com 8,7%.

A soma dos números dos quatro candidatos (Leandro Grass, Rafael Parante, Keka Bagno e Lucas Sales) não chega ultrapassar a pontuação de Leila.

Izalci Lucas ganhou timidamente alguns pontos em relação às pesquisas anteriores, mas enfrenta dificuldades na construção de sua chapa (PSDB/Cidadania) até o momento, quando faltam poucas horas para registros.

Do mês de maio até aqui, a luta dos pré-candidatos foi mais no campo político, com foco na montagem de alianças partidárias e das chapas majoritárias, referendadas pelas convenções realizadas até dia 5 de agosto passado.

Foi nesse cenário que Ibaneis se habilitou a liderar uma grande alianças que lhe proporcionou um maior tempo de rádio e de TV.

Nas investidas políticas por onde passa, Ibaneis diz que está pronto para a luta, sem adotar o discurso do já ganhou, mesmo estando ele bem situado no eleitorado, conforme apontam as pesquisas.

As propostas apresentadas de um provável segundo governo, o emedebista além de manter um cronograma das mais de 1.500 obras em andamento, quer ampliar no seu segundo mandato, os programas sociais que formam a espinha dorsal da sua atual gestão.

No campo econômico, Ibaneis está comprometido com uma forte política de investimentos no setor produtivo para a retomada da economia e geração de empregos e renda.

O governador quer fazer muito mais do que fez nestes quase quatro anos de seu governo, mesmo prejudicado pela disseminação mundial da Covid-19.

De longe, todos esses compromissos faz de Ibaneis o candidato com o discurso mais consistente, entre todos os seus oponentes, em que alguns, nem sabem direito por que é candidato ao governo do Distrito Federal.

O eleitorado parece entender perfeitamente e acena para ele o apoio em torno de sua reeleição, é o que demostram as pesquisas.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)...

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»