Começa a partir desta terça-feira(16), a corrida eleitoral dos candidatos ao governo do Distrito Federal, com um cenário que desponta como o grande favorito, o governador Ibaneis Rocha(MDB).
Ele busca o seu segundo mandato, como chefe do Executivo da capital federal, Ibaneis tem em torno de si a maior aliança partidária do DF.
Nos próximos 47 dias, que faltam para as eleições de 2 de outubro, oito declarados candidatos, deverão sair às ruas, a partir de amanhã, na luta pela conquista do voto.
Pode ser que haja alguns outros nomes registrados, até o final da tarde de hoje, junto a justiça eleitoral, para a disputa pelo Buriti.
Porém, sem muita relevância ou conhecido do eleitorado brasiliense.
Na fase de pré-campanha, todos as pesquisas realizadas pelos mais diferentes institutos, apontaram Ibaneis muito bem posicionado e deixando muito atrás todos os seus concorrentes.
No último levantamento do Instituto Exata OP, registrado na Justiça Eleitoral sob nº DF02125/2022 e divulgado pela Rádio BandNews FM, na quarta-feira (10), apontou o atual governador vencendo a eleição no primeiro turno.
Na estimulada, Ibaneis tem 44,7% das intenções de voto, quatro vezes mais que o adversário, Izalci Luca (PSDB), que soma 11%, e mais atrás Leila Barros (PDT) com 8,7%.
A soma dos números dos quatro candidatos (Leandro Grass, Rafael Parante, Keka Bagno e Lucas Sales) não chega ultrapassar a pontuação de Leila.
Izalci Lucas ganhou timidamente alguns pontos em relação às pesquisas anteriores, mas enfrenta dificuldades na construção de sua chapa (PSDB/Cidadania) até o momento, quando faltam poucas horas para registros.
Do mês de maio até aqui, a luta dos pré-candidatos foi mais no campo político, com foco na montagem de alianças partidárias e das chapas majoritárias, referendadas pelas convenções realizadas até dia 5 de agosto passado.
Foi nesse cenário que Ibaneis se habilitou a liderar uma grande alianças que lhe proporcionou um maior tempo de rádio e de TV.
Nas investidas políticas por onde passa, Ibaneis diz que está pronto para a luta, sem adotar o discurso do já ganhou, mesmo estando ele bem situado no eleitorado, conforme apontam as pesquisas.
As propostas apresentadas de um provável segundo governo, o emedebista além de manter um cronograma das mais de 1.500 obras em andamento, quer ampliar no seu segundo mandato, os programas sociais que formam a espinha dorsal da sua atual gestão.
No campo econômico, Ibaneis está comprometido com uma forte política de investimentos no setor produtivo para a retomada da economia e geração de empregos e renda.
O governador quer fazer muito mais do que fez nestes quase quatro anos de seu governo, mesmo prejudicado pela disseminação mundial da Covid-19.
De longe, todos esses compromissos faz de Ibaneis o candidato com o discurso mais consistente, entre todos os seus oponentes, em que alguns, nem sabem direito por que é candidato ao governo do Distrito Federal.
O eleitorado parece entender perfeitamente e acena para ele o apoio em torno de sua reeleição, é o que demostram as pesquisas.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF