Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

É golpe! Guarda nacional de Dino deve ser custeada pelo FCDF

Publicado em

O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou na última quarta-feira(25), um pacote de medidas a ser apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de coibir novos atentados contra as instituições da capital federal.

Entre as medidas, está a criação de uma Guarda Nacional, permanente e de segurança pública, para proteger as instituições dos três Poderes, a Esplanada dos Ministérios e as 131 embaixadas existentes em Brasília.

A nova Guarda, subordinada ao Ministério da Justiça, faria policiamento ostensivo especializado em conter manifestações e invasões, aquilo que as forças de segurança do DF já fazem há décadas.

Flávio Dino só não deixou claro, no seu anúncio, de onde virá a fonte de recursos para bancar a nova estrutura de segurança, que surgiria, inicialmente, com 500 homens, comandados pelo próprio Ministério da Justiça.

Segundo a ideia de Flávio Dino, a Guarda Nacional, substituiria a Força Nacional de Segurança, criada em 2004, como um programa de cooperação entre os estados e o governo federal.

Alguns parlamentares ligados à bancada do Distrito Federal, desconfiam que o ministro queira garfar uma fatia dos recursos do Fundo Constitucional do DF – FCDF, instituído pela Lei Federal nº 10.633/02.

Para 2023, o Fundo é de R$ 23 bilhões, recursos necessários para prover à organização e manutenção da polícia civil, da polícia militar e do corpo de bombeiros militar do Distrito Federal, além de prestar assistência financeira para execução de serviços públicos de saúde e educação.

O primeiro movimento de Dino, era o de tomar, na mão grande, o comando de todas as forças de segurança pertencentes ao Governo do Distrito Federal, com a tal proposta de federalização.

No entanto, a ideia foi deixada de lado, por ser vista como uma intromissão violenta contra um ente federativo e autônomo, mesmo diante da comoção do país com as cenas de destruição aos símbolos da República, registrado no trágico oito de janeiro.

Com a aproximação do fim da intervenção federal da Segurança Pública do DF, que ocorrerá daqui a há cinco dias (31), Flávio Dino se articula no Congresso Nacional para aprovar o seu pacote que inclui a criação da Guarda Nacional.

O ministro faz mistério sem apontar de onde sairá o dinheiro. Há um cheiro no ar de que a grana sairá do FCDF. Se for, o DF sofrerá mais um duro golpe no seu orçamento.

Mesmo com toda a desconfiança, os deputados e senadores brasilienses, até agora, seguem de bico calado quanto a possibilidade do uso de parte desses recursos. Impressionante!

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Goiânia recebe a 17ª Largada dos Sertões maior rally das Américas

Pela 17ª vez, Goiânia foi a cidade escolhida para receber a largada dos Sertões, o...

Mais Radar

Mala perdida, voo perdido: a brava aventura de Izalci Lucas em Dubai

Um senador em missão oficial no exterior pode gastar até R$...

Izalci e o jogo sujo da politicagem contra o povo de Brasília

Senador Izalci Lucas (PL-DF) pede CPI para investigar intenção de compra do Banco Master pelo BRB, alinhando-se a PT e PSB em manobra politiqueira. Sem fatos concretos, a iniciativa ignora o sucesso do BRB e prejudica Brasília

Fica Glauber Braga! Greve de fome anima suplente Heloísa Helena

Heloísa Helena, suplente de Glauber Braga, anima tocando bumbo em apoio à greve de fome do deputado, que protesta contra cassação. A ex-senadora da Rede, pronta para assumir o mandato, vibra com a campanha “Fica Glauber Braga”.

Bia Kicis sonha com o Senado, mas quem manda é o dono do cofre

Bia Kicis lança sua candidatura ao Senado em 2026, mas enfrenta resistência dentro do próprio PL e desafia planos de Ibaneis e Michelle. No xadrez político do DF, ousadia sem apoio pode custar caro.

Ibaneis destaca transição energética do DF na LIDE em Dubai

Em conferência nos Emirados Árabes, o governador apresenta Brasília como modelo de sustentabilidade, com incentivos a veículos elétricos, iluminação LED e energia limpa, visando atrair investimentos para o desenvolvimento verde da capital.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político