Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

É golpe! Guarda nacional de Dino deve ser custeada pelo FCDF

Publicado em

O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou na última quarta-feira(25), um pacote de medidas a ser apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de coibir novos atentados contra as instituições da capital federal.

Entre as medidas, está a criação de uma Guarda Nacional, permanente e de segurança pública, para proteger as instituições dos três Poderes, a Esplanada dos Ministérios e as 131 embaixadas existentes em Brasília.

A nova Guarda, subordinada ao Ministério da Justiça, faria policiamento ostensivo especializado em conter manifestações e invasões, aquilo que as forças de segurança do DF já fazem há décadas.

Flávio Dino só não deixou claro, no seu anúncio, de onde virá a fonte de recursos para bancar a nova estrutura de segurança, que surgiria, inicialmente, com 500 homens, comandados pelo próprio Ministério da Justiça.

Segundo a ideia de Flávio Dino, a Guarda Nacional, substituiria a Força Nacional de Segurança, criada em 2004, como um programa de cooperação entre os estados e o governo federal.

Alguns parlamentares ligados à bancada do Distrito Federal, desconfiam que o ministro queira garfar uma fatia dos recursos do Fundo Constitucional do DF – FCDF, instituído pela Lei Federal nº 10.633/02.

Para 2023, o Fundo é de R$ 23 bilhões, recursos necessários para prover à organização e manutenção da polícia civil, da polícia militar e do corpo de bombeiros militar do Distrito Federal, além de prestar assistência financeira para execução de serviços públicos de saúde e educação.

O primeiro movimento de Dino, era o de tomar, na mão grande, o comando de todas as forças de segurança pertencentes ao Governo do Distrito Federal, com a tal proposta de federalização.

No entanto, a ideia foi deixada de lado, por ser vista como uma intromissão violenta contra um ente federativo e autônomo, mesmo diante da comoção do país com as cenas de destruição aos símbolos da República, registrado no trágico oito de janeiro.

Com a aproximação do fim da intervenção federal da Segurança Pública do DF, que ocorrerá daqui a há cinco dias (31), Flávio Dino se articula no Congresso Nacional para aprovar o seu pacote que inclui a criação da Guarda Nacional.

O ministro faz mistério sem apontar de onde sairá o dinheiro. Há um cheiro no ar de que a grana sairá do FCDF. Se for, o DF sofrerá mais um duro golpe no seu orçamento.

Mesmo com toda a desconfiança, os deputados e senadores brasilienses, até agora, seguem de bico calado quanto a possibilidade do uso de parte desses recursos. Impressionante!

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Governo edita regras para remover servidores em casos de violência

Foi publicado a portaria conjunta que dispõe sobre o direito de remoção, redistribuição e movimentação...

Mais Radar

E quem disse que uma mulher não pode cantar? Só os imbecis acham que não

Celina Leão reagiu com firmeza ao machismo disfarçado de crítica política. Cantar, encantar e celebrar o povo não diminui uma mulher pública: revela força, autenticidade e liberdade. "O preconceito não silencia quem lidera com alegria", ela na festa da ABBP.

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.

Celina transforma demanda silenciosa dos idosos em agenda de Estado

As mãos que afagam. Celina Leão assume protagonismo ao lançar ações concretas para a terceira idade, mostrando que cuidar de quem construiu Brasília não é favor: é justiça e compromisso com o futuro.

Aceita que dói menos! Rejeição de 53% a Arruda é sentença de morte eleitoral

A rejeição de 53% confirma que o DF não aceita o retorno de José Roberto Arruda, marcado por escândalos, prisão e inelegibilidade. A memória da Caixa de Pandora ainda pesa e impede sua volta ao comando do Buriti
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político