Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Dubai: o paraíso dourado dos corruptos e bilionários golpistas brasileiros

Publicado em

Dubai transformou-se em rota de fuga para corruptos e bilionários golpistas brasileiros, atraídos pelo luxo, sigilo financeiro e fraca cooperação penal, criando um corredor dourado onde fortunas ilícitas encontram abrigo temporário longe da Justiça.

O caso mais recente envolve Fabiano Zettel, detido no aeroporto de Guarulhos ao tentar embarcar para Dubai, liberado depois, mas com bens apreendidos, passaporte retido e saída proibida pelas autoridades federais brasileiras.

Zettel é cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, preso pela Polícia Federal em novembro passado, acusado de golpe bilionário antes de voar em jatinho particular para Dubai.

Segundo a Polícia Federal, o esquema criminoso atribuído ao grupo envolve fraude estimada em doze bilhões de reais, causando prejuízos devastadores a milhares de investidores enganados no Brasil.

Esses episódios ilustram tendência antiga: fraudadores buscam Dubai como refúgio, como fez Danilo Santana, da pirâmide D9, ostentando luxo em 2018 com dinheiro das vítimas.

Outro exemplo é Thiago Brennand, acusado de agressões e estupro, que escolheu Dubai em 2022, mas acabou extraditado ao Brasil um ano depois.

Dubai atrai golpistas modernos por vistos golden via imóveis caros, ausência de imposto sobre renda pessoal, sigilo bancário e mercado imobiliário usado para lavar dinheiro facilmente sem fiscalização rigorosa.

Apesar disso, cooperação internacional cresce, com Interpol extraditando foragidos e mostrando que Dubai não garante impunidade eterna, provando que a rota dourada começa a se fechar aos criminosos.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Curso Internacional de Verão da Escola de Música abre temporada

A Escola de Música de Brasília (EMB) inaugurou oficialmente a 47ª edição do Curso Internacional...

Mais Radar

Nicolau critica pressão política e defende autonomia do MP maranhense

Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, ex-Procurador-Geral do MP-MA, manifesta apoio firme aos promotores do GAECO que pediram exoneração coletiva, elogiando coragem, decência e compromisso com a Justiça diante da crise e da pressão política no Ministério Público Estadual.

Corrida dos enganados cresce após bloqueio do salário de Luiz Miranda

Decisão judicial que bloqueia 20% do salário de Luiz Miranda impulsiona fila de pessoas, vítimas de supostos calotes atribuídos ao ex-deputado federal. Miranda reapareceu no DF para disputar vaga de deputado distrital neste ano. Ele jura, de pés juntos, que não deve a ninguém.

Crise no MP do Maranhão mostra como o sistema apodrece por dentro

Neste domingo (11), dez promotores do GAECO (Grupo de Atuação Especial...

Plano dos Belmonte pode repetir erro de 2014 com Arruda inelegível

Felipe Belmonte aposta em manobra para empurrar Paula ao Buriti em 2026, torcendo pelo veto a Arruda. Estratégia repete erros do passado e ignora que votos não se herdam. Arruda puxa só para si e não entrega espólio político.

Do “ capitão capiroto” ao “sapo barbudo”: o disco arranhado de Chico Vigilante

Chico ergue novamente a bandeira contra um suposto “cartel da gasolina” no DF, agora com aumento de R$0,10 no ICMS aprovado pelo Confaz de Fernando Haddad. Antes culpava o “Capiroto” Bolsonaro; hoje o “Sapo Barbudo” escapa ileso do discurso do distrital.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político