Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Do “ capitão capiroto” ao “sapo barbudo”: o disco arranhado de Chico Vigilante

Publicado em

Há quase 30 anos de mandatos parlamentares, o deputado distrital pelo PT, Chico Vigilante, repete a mesma denúncia de sempre contra um suposto “cartel de combustíveis” no Distrito Federal, sem resultados concretos.

Saem governos, entram governos, inclusive aqueles sob a batuta petista e a narrativa muda conforme quem está no poder de mando.

Nos primeiros dias desse ano de 2026, ele apresentou representação ao CADE pedindo investigação sobre aumentos coordenados na gasolina, diesel e gás de cozinha nos postos do DF.

O aumento de R$ 0,10 por litro na gasolina decorre diretamente do reajuste do ICMS aprovado pelo CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária).

O CONFAZ é um órgão colegiado que reúne os Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal, e é presidido pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Esse Conselho tem como principal função celebrar acordos para definir normas sobre o ICMS.

Durante o governo Bolsonaro, Vigilante apelidava o ex-presidente de “capiroto” e atribuía os altos preços exclusivamente à política federal de paridade com o dólar.

Agora, sob Lula, conhecido historicamente como “sapo barbudo” por críticos, o deputado evita culpar o governo federal pelos reajustes tributários semelhantes.

Essa seletividade revela oportunismo político: o “cartel” alegado persiste há décadas, mas a narrativa muda conforme o ocupante do Planalto.

Os consumidores do DF continuam pagando uma das gasolinas mais caras do país, enquanto denúncias repetidas não baixam os preços nas bombas.

O discurso do distal parece mera retórica para manter visibilidade eleitoral. Até o próximo aumento.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Projeto ‘Descobrindo Brasília e suas Regiões’ tem inscrições abertas para visitas guiadas

Estão abertas as inscrições para o projeto Descobrindo Brasília e suas Regiões. A seleção é...

Mais Radar

Juramento em Roma não faz milagre: PGR barra Arruda, o inelegível

Prometeu santidade em Roma, fez juras diante da Basílica de São Pedro e falou em novo homem. Mas, de volta ao Brasil, Arruda encontrou menos fé e mais papel timbrado: para a PGR, milagre não apaga ficha suja nem ressuscita candidatura.

Do Senado ao fogo do inferno: CPMI do INSS assombra Weverton Rocha

Sob a mira da CPMI do INSS, o vice-líder do governo no Senado, Weverton Rocha (MA), enfrenta o pior momento político da carreira. Investigação da PF, queda nas pesquisas e a revolta de aposentados roubados transformam a reeleição em um caminho de incertezas.

O preso e o protegido: o jogo do sistema que molda a eleição de 2026

A agonia de Bolsonaro no cárcere, somada aos aplausos de Lula, pode gerar comoção nacional. Num Brasil movido pela emoção, a dor mobiliza votos e pode virar o jogo contra o presidente petista em 2026, apesar das pesquisas indicarem o contrário hoje.

Ex-deputado reaparece mentindo e acha que eleitor do DF é trouxa

Luiz Miranda reaparece com vídeo confuso, acusa 119 faltas do deputado federal Fred Linhares na Câmara, mas exibe documento que prova 119 presenças. Fake escancarada, erro primário e a velha aposta na memória curta do eleitor do DF.

Aos 95 anos, Sarney reflete com gratidão: “Que o ano não leve nada”

José Sarney reflete com lucidez: "Não quero que o próximo ano me traga nada. A única coisa que quero é que não leve." Cercado pela família, agradece a Deus pela vida e pelas pequenas bênçãos. Uma bela lição de gratidão!
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político