Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

DF tem apenas seis postulantes ao Buriti; Ibaneis na frente da corrida

Publicado em

Em abril de 2018, cerca de 12 pré-candidatos ao Buriti, já haviam se apresentado ao eleitorado brasiliense, mas apenas onze disputaram, oficialmente, o pleito eleitoral de outubro daquele ano.

Em abril desse ano, quando faltam seis meses para as eleições, apenas seis pré-candidaturas ao governo do Distrito Federal, estão postas para a corrida, podendo diminuir ainda mais, após fechamento oficial das coligações.

LEIA MAIS| Polícia

Justiça decide manter na prisão agressor de jornalista da Globo

A mais consolidada chapa majoritária no atual cenário, é a liderada pelo governador Ibaneis Rocha(MDB).

Ele construiu a maior frente de apoio, formada por onze partidos, que marchará em torno de sua reeleição.

O blocão partidário, liderado pelo emedebista, é a mais pura demostração de força, no atual cenário político eleitoral, deixando claro que não haverá espaço para movimentos aventureiros, capitaneado por candidatos nanicos de pernas curtas e sem votos.

Além de Ibaneis, estão na corrida: Izalci Lucas(PSDB), Leila do Vôlei(PDT), Leandro Grass(PV), Keka Bagno(PSol) e Rafael Parente(PSB).

O PT continua na sua briga interna sem que ninguém saiba se o partido terá ou não candidatura própria no DF.

De acordo com as pesquisas, realizadas até agora, o time de baixo não passa de um dígito na intenção de votos do eleitorado do DF.

Não se fala aqui em Reguffe por ser ele ainda é uma dúvida.

Talvez opte mesmo pela renovação do mandato de senador, pelo União Brasil, partido que migrou após ter deixado o Podemos no final do mês passado.

A última pesquisa realizada pelo Real Time Big Data, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o número DF-01036/2022, e divulgada dia 21 do mês passado, o governador Ibaneis Rocha aparece liderando todos os cenários na disputa ao Palácio do Buriti.

Na pesquisa espontânea, o atual chefe do Executivo teve 12% das intenções de voto.

Em seguida, muito longe, apareceu o senador José Reguffe com 3%, o que faz ele se distanciar do seu projeto pela disputa ao Buriti.

Flávia Arruda (PL), candidata ao Senado, na chapa de Ibaneis, teve 2%. Outros nomes somaram 3%. Brancos e nulos totalizaram 21%.

Voltando à disputa governamental de 2018, a maioria dos nomes está disputando esse ano, as eleições proporcionais para deputado federal.

É o caso de Rodrigo Rollemberg(PSB), Eliana Pedrosa(União), Fátima de Sousa (PSol), Joe Valle (PDT), Paulo Chagas (Podemos), Alírio Neto (PSD), Rogério Rosso (PP) e Alberto Fraga (PL).

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Goiás lidera crescimento econômico com alta de 3,5% em setembro

O desempenho superou em mais de quatro vezes a média nacional, que foi de apenas 0,8%.

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»