Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Depois do “governo das trevas”, os sinos voltam a badalar sobre Brasília.

Publicado em

Eis um trecho do que escreveu no Instagram o governador Ibaneis Rocha ao falar sobre a reinauguração do sistema que move os quatro sinos de bronze no alto do campanário da Catedral Metropolitana de Brasília, em cerimônia ocorrida nesta quinta-feira (03).

“Quando assumimos o governo em 2019, fizemos uma reconciliação com as igrejas de todas as matrizes, com a criação de programas que permitiram a regularização de inúmeros templos”.

“Isso trouxe paz a quem quer professar sua fé. Hoje, é uma alegria enorme ouvir os sinos da nossa belíssima Catedral novamente, um momento de renovação para Brasília.”

Às seis horas da tarde (horário do Angelus), foi possível ouvir pela primeira vez desde 2018 o soar das badaladas dos quatro sinos de bronze, denominados Santa Maria, Nina, Pinta e Pilarica, assentados sobre a torre, uma estrutura de concreto e ferro criada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Ao falar da reconciliação de paz e de fé entre o Governo do DF e o maior símbolo da Igreja Católica da capital federal, o governador Ibaneis Rocha remete a um período violento e de intolerância religiosa, um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, ocorrido durante o governo Rollemberg.

Muitas igrejas, lugares sagrados ao culto de Deus, foram derrubadas nas comunidades do DF sob a alegação de terem sido construídas em áreas invadidas.

Pastores e católicos foram acusados de grilagem por um governo que mais derrubou moradias, sem se importar com a regularização fundiária, apesar de contar com inúmeras leis para isso.

As palavras de Ibaneis Rocha foram quase um pedido de perdão pelo massacre contra as igrejas do DF durante o governo mais tenebroso da história política da capital federal.

“Quando assumimos o governo em 2019, fizemos uma reconciliação com as igrejas de todas as matrizes, com a criação de programas que permitiram a regularização de inúmeros templos. Isso trouxe paz a quem quer professar sua fé. Hoje, é uma alegria.”

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

DER-DF lança licitação para obras da via marginal da DF-290, em Santa Maria

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) abriu, nesta sexta-feira (15), a...

Mais Radar

DF: Esquerda rachada entre o “cabrito novo” Grass e o “forasteiro” Cappelli

A disputa para liderar a esquerda no DF, segue sem consenso: Leandro Grass é visto como um "cabrito novo" e "oportunista", enquanto Ricardo Cappelli como "forasteiro fanfarrão". Sem unanimidade, a esquerda encontra dificuldades para escolher um nome ao Buriti.

Agosto Lilás: Sandro Avelar convoca sociedade contra feminicídio no DF

No Agosto Lilás, Sandro Avelar convoca a sociedade brasiliense a agir contra o feminicídio, crime que cresce no DF e ocorre, em sua maioria, dentro de casa. "Denunciar é proteger vidas e romper o ciclo da violência", diz ele.

Saiba como Caiado e Vilela conquistaram o Entorno, último reduto de Marconi

Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela (MDB) conquistaram o Entorno, quebrando a hegemonia de Marconi Perillo, que por anos manteve a região abandonada para exercer controle político sobre uma população empobrecida.

Caiado diz que Congresso se acovarda e que Lula é um irresponsável

Caiado critica Congresso por covardia e Lula por não negociar tarifa de 50% com Trump. Defende anistia aos presos do 8/1 e cobra coragem do Legislativo. "Lula antecipa eleição e ignora crise que penaliza estados", diz o governador de Goiás.

Obras de Ibaneis no Jardim Botânico superam décadas de abandono

Obras históricas em educação, saúde, mobilidade e regularização fundiária no Jardim Botânico colocam Ibaneis Rocha como o governador mais popular da história do DF.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político