Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Depois do “governo das trevas”, os sinos voltam a badalar sobre Brasília.

Publicado em

Eis um trecho do que escreveu no Instagram o governador Ibaneis Rocha ao falar sobre a reinauguração do sistema que move os quatro sinos de bronze no alto do campanário da Catedral Metropolitana de Brasília, em cerimônia ocorrida nesta quinta-feira (03).

“Quando assumimos o governo em 2019, fizemos uma reconciliação com as igrejas de todas as matrizes, com a criação de programas que permitiram a regularização de inúmeros templos”.

“Isso trouxe paz a quem quer professar sua fé. Hoje, é uma alegria enorme ouvir os sinos da nossa belíssima Catedral novamente, um momento de renovação para Brasília.”

Às seis horas da tarde (horário do Angelus), foi possível ouvir pela primeira vez desde 2018 o soar das badaladas dos quatro sinos de bronze, denominados Santa Maria, Nina, Pinta e Pilarica, assentados sobre a torre, uma estrutura de concreto e ferro criada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Ao falar da reconciliação de paz e de fé entre o Governo do DF e o maior símbolo da Igreja Católica da capital federal, o governador Ibaneis Rocha remete a um período violento e de intolerância religiosa, um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, ocorrido durante o governo Rollemberg.

Muitas igrejas, lugares sagrados ao culto de Deus, foram derrubadas nas comunidades do DF sob a alegação de terem sido construídas em áreas invadidas.

Pastores e católicos foram acusados de grilagem por um governo que mais derrubou moradias, sem se importar com a regularização fundiária, apesar de contar com inúmeras leis para isso.

As palavras de Ibaneis Rocha foram quase um pedido de perdão pelo massacre contra as igrejas do DF durante o governo mais tenebroso da história política da capital federal.

“Quando assumimos o governo em 2019, fizemos uma reconciliação com as igrejas de todas as matrizes, com a criação de programas que permitiram a regularização de inúmeros templos. Isso trouxe paz a quem quer professar sua fé. Hoje, é uma alegria.”

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»