Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Decisão derruba falsa narrativa do PT do DF tramada contra Ibaneis Rocha

Publicado em

A decisão da Procuradoria-Geral da República, tomada ontem (26), que deverá ser confirmada pelo Supremo Tribunal Federal, colocará um ponto final na injusta perseguição sofrida pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) no caso da invasão e depredação dos prédios públicos ocorrida no dia 8 de janeiro de 2023.

Essa definição silenciou a falsa narrativa propagada pelos partidos da esquerda do DF, que buscavam enganar a população do Distrito Federal com uma mentira descarada.

Sem evidências de crime, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deve arquivar a ação contra o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) destacou em seu relatório que, após as apurações, não foram encontrados elementos que indiquem que Ibaneis tenha tomado medidas para alterar o plano de segurança ou descumprir ordens de autoridades.

Também, não há evidências de que ele tenha omitido informações ou impedido a repressão aos manifestantes.

Diante disso, Moraes, relator do caso no STF, deve seguir a orientação do Ministério Público e arquivar a parte do inquérito que diz respeito ao governador.

A decisão também enterra a narrativa de setores da esquerda do Distrito Federal que acusaram Ibaneis Rocha de envolvimento no episódio.

O governador chegou a ser afastado por 60 dias devido às investigações, mas agora tem sua inocência restaurada pelo relatório da Polícia Federal e pelo posicionamento da PGR.

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Distrito Federal foi um dos principais responsáveis pelas críticas ao governador, alegando que ele teria beneficiado os invasores dos prédios públicos.

Até Lula da Silva (PT) embarcou na mentira deslavada ao acusar de forma irresponsável o governador do DF sobre o dantesco episódio.

Em declarações feitas para o documentário “8/1: A Democracia Resiste”, produzido pela GloboNews, Lula atribuiu ao governador do DF a falsa acusação.

Com o arquivamento do inquérito contra Ibaneis, essa tese perde força e se desmancha diante dos fatos apurados.

Leia mais no RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mais de 400 novas lixeiras são instaladas no Plano Piloto

Contemplando pontos comerciais das Asas Sul e Norte e locais turísticos, o Serviço de Limpeza...

Mais Radar

Escolha do vice: Uma moeda de troca valiosa a ser usada por Ibaneis e Celina

Ibaneis Rocha sinaliza que o vice de Celina Leão será técnico e de sua confiança. Republicanos quer a vaga, mas nomes da legenda geram impasse. Gustavo Rocha, chefe da Casa Civil de Ibaneis, deve se filiar ao partido.

DF precisa de leis mais duras para proteger mulheres em aplicativos

Diante do aumento de casos de estupro em transportes por aplicativo, o DF precisa criar leis mais rígidas para garantir a segurança às mulheres, incluindo a opção de motoristas femininas e medidas preventivas que inibam crimes durante as corridas.

Lula: o pior governante do Brasil “como nunca antes na história deste país”

Lula prometeu picanha e cerveja, mas entregou alta dos preços. Enquanto o povo sofre, os petistas fazem ouvidos de mercado e ficam em silêncio diante do fracasso do governo.

Oposição a Ibaneis torce pra que Lula retalie contra a segurança do DF

A oposição na CLDF aposta em debate ideológico contra o GDF e força para que Lula rejeite o reajuste das forças de segurança. A politização do Fundo Constitucional pode prejudicar servidores e a população, que depende de proteção contra o crime.

Eleições 2026: Caiado busca romper polarização entre Lula e Bolsonaro

Ronaldo Caiado se apresenta como alternativa para conservadores e centristas que rejeitam Lula e Bolsonaro. O governador de Goiás escolheu a Bahia, reduto eleitoral do PT, para formalizar a sua pré-candidatura ao Planalto.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação