Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Daniel de Castro: O comandante da construção da nova Vicente Pires

Publicado em

Para o que era e ao que se transformou hoje, Vicente Pires nem parece mais a cidade onde os carros que trafegavam por suas ruas lamacentas eram tragados por verdeiras crateras que se abriu em tempos chuvosos.

A nova cidade, fruto da promessa de campanha, feita pelo governador Ibaneis Rocha, em 2018, acaba de ser eleita pelos seus mais de 80 mil moradores como o melhor e mais valorizado lugar para se morar.

O metro quadrado de um imóvel em Vicente Pires está entre os mais caros  se equiparando a Arniqueira, Jardim Botânico e parte do Park Way.

Antes, seria difícil para quem tinha um imóvel na cidade, vender, mesmo a preço de banana.

LEIA MAIS

“Acabou a tristeza de se viver na lama e na poeira”, diz Ibaneis em Vicente Pires

A velha Vicente Pires, surgiu como colonia de produção agrícola, esparramada a beira de córregos e área semi pantanosa expandida para Samambaia e São José.

A partir de 1982 a região agrícola foi tragada  pela especulação mobiliaria e pela ação da grilagem onde as chácaras produtivas se transformavam, do dia para a noite, em conglomerados de condomínios residenciais, no mesmo ritmo da febre imobiliária surgida no Jardim Botânico.

Vicente Pires cresceu como uma “favela de luxo”.

Na cidade mal planejada e sem qualquer infraestrutura funcional, nem precisava chover para a água minar por todos os lados.

Em 2020, uma nova configuração de cidade começou a ser reconstruída por determinação do governador Ibaneis Rocha(MDB).

Se sem Israel Pinheiro, Brasília não existiria, pode se dizer o mesmo que sem Daniel de Castro, Vicente Pires continuaria como um pardieiro urbano.

Como administrador da cidade, Daniel de Castro desde o início do governo sagrou-se braço direito do governador para tocar uma  imensidão de canteiro de obras, cujos investimentos passam de R$ 700 milhões.

O aporte financeiro foi empregado nos últimos três anos nos serviços de drenagem pluvial, pavimentação, meios-fios, pontes e calçadas por toda Vicente Pires. Milhares de empregos foram criados.

Nessa empreitada, Castro foi muito mais de um simples administrador nomeado para ocupar um cargo público.

Ele é um feitor incansável, visto por todos, metido numa surrada jaqueta azul, fiscalizando, determinando, correndo os canteiros de obras e realizando uma administração de rua.

Como morador da cidade, Daniel sabe o tamanho do sofrimento enfrentado pela população em meio a lama, poeira, buraco por longos anos.

Agora, a paisagem da cidade é outra. Mudou para melhor. Um lugar digno de morar com uma economia comercial  pujante.

Daniel de Castro pode até não ter sido o primeiro morador a habitar as terras de Vicente Pires. Talvez não.

No entanto, ele e os mais de 80 mil moradores são pioneiros de uma nova cidade, graças o empenho e o compromisso do governador Ibaneis Rocha.

*Toni Duarte é jornalista e editor-chefe do RadarDF. Quer saber mais? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Governo lança programa de urbanização de favelas Periferia Viva

O governo Federal lançou o Programa Periferia Viva, que prevê que todas as moradias em...

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação