Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Daniel de Castro acusa Lula de perseguição ideológica e desrespeito ao DF

Publicado em

O deputado distrital Daniel de Castro (PP-DF) criticou duramente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acusando-o de usar o cargo para perseguir estados e o Distrito Federal governados por lideranças com posicionamentos ideológicos opostos ao do governo federal.

Castro classificou Lula como “arrogante” e afirmou que o presidente vem adotando uma postura de política ideológica, em vez de cumprir suas funções institucionais como chefe de Estado.

A crítica do parlamentar foi motivada pela recusa de Lula em receber o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para discutir o reajuste salarial das forças de segurança do DF.

Desrespeito

Segundo o distrital, a atitude do presidente representa um desrespeito às funções institucionais e às necessidades da população da capital federal.

Daniel de Castro foi enfático ao afirmar que “o povo do DF e do Brasil não merece um presidente como esse” e defendeu que Lula seja “varrido da vida pública” nas eleições de 2026.

Ele argumentou que a postura do presidente prejudica diretamente o Distrito Federal, especialmente no que tange à segurança pública, que depende dos recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).

O deputado destacou que o FCDF, instituído pela Constituição Federal em 2002, é uma garantia para o custeio da segurança pública no DF, além de contribuir para a saúde e a educação.

Divergências ideológicas

“O fundo é uma conquista constitucional, criada para assegurar que a capital do país tenha os recursos necessários para manter a ordem e os serviços essenciais. É inaceitável que o presidente ignore essa responsabilidade em nome de divergências ideológicas”, afirmou o deputado.

Para ele, a segurança pública no Distrito Federal é um tema sensível, considerando que Brasília, como sede do governo federal, exige um aparato robusto para garantir a ordem e a proteção de autoridades e cidadãos.

O reajuste salarial das forças de segurança é uma demanda antiga, que ganhou força com a pressão de categorias como policiais e bombeiros, que argumentam pela necessidade de valorização profissional.

“Lula já tentou tirar o fundo constitucional de Brasília, já falou mal da polícia militar da capital e agora não quer dá o aumento e ainda tentam fabricar uma candidatura de um forasteiro que não se elegeu nem para vereador no Rio de Janeiro”, disse Daniel de Castro.

Cappelli é “o novo Enrollemberg”, dispara deputado Daniel de Castro

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Desfile de 7 de Setembro tem segurança reforçada em Brasília

Desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios terá segurança reforçada com PM, GSI e Forças Armadas. T Trânsito interditado e regras rígidas para itens no evento.

Mais Radar

Por que o Maranhão é o estado mais pobre do país? Roberto Rocha explica

Ex-senador Roberto Rocha critica a classe política do Maranhão por explorar a pobreza em vez de promover soluções para incluir os maranhenses na riqueza do estado. Com renda média de R$ 409 e 30% em insegurança alimentar, o Maranhão segue como o mais pobre do Brasil.

Rollemberg: A decadência de um ex-governador sem futuro político

A volta à Câmara em 2025 foi acidente de percurso, viabilizada pelo STF, mas sua baixa votação e o PSB enfraquecido indicam o fim da linha para o pior político da história de Brasília.

Lula sabota forças de segurança a pedido da esquerda maquiavélica do DF

Lula debocha e ignora reajuste de 44% para forças de segurança do DF, atendendo ao PT local. Enquanto Ibaneis valoriza policiais, o presidente sabota Brasília por interesses políticos, mas sua impopularidade cresce e o PT definha.

Lula sabota Brasília, ataca o BRB e o desenvolvimento econômico do DF

Lula e o PT do DF contra Brasília: do ataque ao Fundo Constitucional à sabotagem da expansão do BRB, a esquerda insiste em minar a segurança, a saúde, a educação e o progresso econômico do Distrito Federal, desrespeitando a vontade do povo que os afastou do poder há 16 anos."

Gustavo Rocha se filiará ao Republicanos para ser vice de Celina Leão

Rumores apontam a provável filiação de Gustavo Rocha, chefe da Casa Civil e homem de confiança de Ibaneis Rocha, ao Republicanos, como pré-candidato a vice na chapa liderada por Celina Leão (PP) nas eleições de 2026. A articulação, apoiada pelo governador, marca a estreia política do advogado, que atua na Casa Civil desde 2019.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político