Os números das pesquisas registradas, junto a justiça eleitoral, divulgadas nos últimos dias, bem como os inúmeros levantamentos, feitos apenas para o consumo interno dos partidos, revelam que o governador Ibaneis Rocha(MDB), ganha crescimento eleitoral e se consolida para vencer a eleição no primeiro turno.
A vantagem de Ibaneis sobre todos os seus oponentes declarados e não declarados, está no fato de estar fazendo uma boa gestão que fez o DF sair do atoleiro fiscal em que foi mergulhado por quase duas décadas.
Com obras por todos os lados e com programas sociais que viraram programa de Estado, o emedebista conseguiu superar os momentos mais críticos da economia, provocado pela pandemia.
Quem apostou na terra arrasada e que o DF iria quebrar, como quebrou com Agnelo (PT 2010/2014/ e Rollemberg (PSB 2014/2018), viu a liderança do governador crescer, mesmo sobre os impactos da pandemia.
LEIA MAIS| Cultura&Entretenimento
As pesquisas desde o ano passado, apontam todas as evidências de solidez da reeleição, o que dificulta aos seus adversários reverter qualquer tendência e virar o jogo, antes do 1º turno que ocorrerá no dia 2 de outubro.
As pesquisas mostram que, até o momento, não existem oponentes capazes de mudar o rumo desta eleição.
Quem andou saçaricando no terreiro, nos últimos dias, com a intenção de colocar uma candidatura, não muito segura nas ruas, teve que recuar diante dos números a favor de Ibaneis Rocha.
Mesmo com todo o elevado grau de imprevisibilidade, mas a previsão lógica que todos fazem é de que o DF terá um governador reeleito, cuja façanha só foi alcançada, no segundo turno da eleição de 2002, por Jaquim Roriz, também do MDB.
Assim sendo, Ibaneis segue trabalhando firme em todas as 33 regiões administrativas do Distrito Federal, mas sem o discurso do “já ganhou”.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF