Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Corrupção na “Cozinha Solidária” de Lula: ONGs no centro do escândalo

Publicado em

Um esquema criminoso envolvendo organizações não governamentais (ONGs) ligadas ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-assessores políticos da legenda foi revelado em uma matéria investigativa do jornal O Globo.

A fraude envolve receber dinheiro do programa “Cozinha Solidária”, criado pelo governo Lula para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade.

No entanto, as refeições prometidas pelas ONGs não são entregues.

De acordo com uma investigação do jornal O Globo, pelo menos 13 ONGs estão envolvidas no esquema.

O mais surpreendente é que todas essas organizações têm uma característica em comum: um único advogado, responsável pela ONG principal que coordena a distribuição de alimentos que nunca chega a quem mais precisa para matar a fome.

Quadrilha Tato

Em São Paulo, uma investigação mais aprofundada revelou um padrão suspeito.

Quase todos os envolvidos no esquema têm ligações com a influente família Tato, composta pelos políticos do PT:  Nilton Tato (deputado federal), Enio Tato (deputado estadual) e Arselino Tato (ex-vereador).

A exceção foi um indivíduo ligado ao deputado federal Luiz Fernando Teixeira.

Outro ponto relevante é o interesse de assessores e ex-assessores do PT em criar ONGs com fins sociais.

Os nomes das instituições envolvidas são sugestivos: “Cozinha Solidária do Espírito Santo”, “Cozinha Solidária Madre Teresa de Calcutá” e “Movimento Organizacional Vencer, Educar e Realizar” (MOVER).

Esta última, inclusive, recebeu recursos diretos do Ministério do Desenvolvimento Social.

O programa “Cozinha Solidária” foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e regulamentado em 2024, com o objetivo de apoiar duas mil cozinhas comunitárias espalhadas pelo Brasil.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Sistema do governo permite autoexclusão em sites de apostas

O governo federal lançou a Plataforma Centralizada de Autoexclusão. O cadastro pode ser feito pelo...

Mais Radar

E quem disse que uma mulher não pode cantar? Só os imbecis acham que não

Celina Leão reagiu com firmeza ao machismo disfarçado de crítica política. Cantar, encantar e celebrar o povo não diminui uma mulher pública: revela força, autenticidade e liberdade. "O preconceito não silencia quem lidera com alegria", ela na festa da ABBP.

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.

Celina transforma demanda silenciosa dos idosos em agenda de Estado

As mãos que afagam. Celina Leão assume protagonismo ao lançar ações concretas para a terceira idade, mostrando que cuidar de quem construiu Brasília não é favor: é justiça e compromisso com o futuro.

Aceita que dói menos! Rejeição de 53% a Arruda é sentença de morte eleitoral

A rejeição de 53% confirma que o DF não aceita o retorno de José Roberto Arruda, marcado por escândalos, prisão e inelegibilidade. A memória da Caixa de Pandora ainda pesa e impede sua volta ao comando do Buriti
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político