A oito meses das eleições majoritárias e proporcionais desse ano, os partidos políticos do Distrito Federal, inda enfrentam muitos problemas que precisam ser equalizados.
Mas, é certo que o governador Ibaneis Rocha(MDB), elegerá, ao menos, cinco dos oito deputados federais da próxima bancada do DF.
Partido da base aliada do governador, por exemplo, como o MDB, Republicanos, PL, Avante, além dos nanicos Patriotas, PRTB, apesar de alguns deles contarem com listas de nomes para a disputa, nada ainda é definitivo. Todos esperam pela bênção final do governador.
LEIA MAIS
Prefeito Fábio Correa diz: “Não sou doido para trair Caiado”
Muitas nominatas estão incompletas, ou sem nomes competitivos que podem ajudar os respectivos partidos a alcançar o quociente eleitoral, conforme a exigência da regra eleitoral de 2022.
O MDB, partido de Ibaneis, enfrenta esse problema na disputa pelas vagas da Câmara Federal.
Elas são as que mais interessa à legenda.
A diminuição da quantidade de candidatos, para disputar as eleições proporcionais, é o grande obstáculo dos dirigentes partidários.
A finalização das listas de nomes, dependerá muito do toque final do governador Ibaneis Rocha.
Ele tem compromisso de ajudar o seu partido, o MDB, bem como as outras legendas a cumprirem a cláusula de barreira, elegendo deputados federais no DF.
Como o líder mais importante do seu grupo político, só ele tem condições de construir um caminho com a meta de eleger a maioria dos postulantes à Câmara Federal. Já para a Câmara Distrital é outra história.
*Toni Duarte é jornalista e editor-chefe do RadarDF. Quer saber mais? Clique aqui