Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Como líder, Ibaneis elegerá maioria de deputados federais

Publicado em

A oito meses das eleições majoritárias e proporcionais desse ano, os partidos políticos do Distrito Federal, inda enfrentam muitos problemas que precisam ser equalizados.

Mas, é certo que o governador Ibaneis Rocha(MDB), elegerá, ao menos, cinco dos oito deputados federais da próxima bancada do DF.

Partido da base aliada do governador, por exemplo, como o MDB, Republicanos, PL, Avante, além dos nanicos Patriotas, PRTB, apesar de alguns deles contarem com listas de nomes para a disputa, nada ainda é definitivo. Todos esperam pela bênção final do governador.

LEIA MAIS

Prefeito Fábio Correa diz: “Não sou doido para trair Caiado”

Muitas nominatas estão incompletas, ou sem nomes competitivos que podem ajudar os respectivos partidos a alcançar o quociente eleitoral, conforme a exigência da regra eleitoral de 2022.

O MDB, partido de Ibaneis, enfrenta esse problema na disputa pelas vagas da Câmara Federal.
Elas são as que mais interessa à legenda.

A diminuição da quantidade de candidatos, para disputar as eleições proporcionais, é o grande obstáculo dos dirigentes partidários.

A finalização das listas de nomes, dependerá muito do toque final do governador Ibaneis Rocha.

Ele tem compromisso de ajudar o seu partido, o MDB, bem como as outras legendas a cumprirem a cláusula de barreira, elegendo deputados federais no DF.

Como o líder mais importante do seu grupo político, só ele tem condições de construir um caminho com a meta de eleger a maioria dos postulantes à Câmara Federal. Já para a Câmara Distrital é outra história.

*Toni Duarte é jornalista e editor-chefe do RadarDF. Quer saber mais? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Banco de Brasilia inaugura agencia no Shopping Iguatemi

É  a segunda agência do banco no Lago Norte e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Mais Radar

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação