Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Começa a corrida pela cobiçada vaga de vice de Ibaneis

Publicado em

Muitos nomes de peso do campo político e empresarial do Distrito Federal, começam a se movimentar pela disputa da cobiçada vaga de vice da chapa de reeleição do governador Ibaneis Rocha (MDB).

No entanto, até agora, o nome que deverá ser escolhido, unicamente pelo governador, ainda é uma incógnita.

O nome de  Paco Brito (Avante), se mantém como opção para continuar no cargo por ser leal ao governador, durante todo o governo.

LEIA MAIS|POLÍCIA
Mulher é presa após esfaquear marido no Riacho Fundo

A disparada pela vaga de vice se dá por duas razões.

A primeira, é que Ibaneis Rocha continua sendo o grande favorito para vencer novamente as eleições de outubro.

A segunda parte, é que o escolhido, para assumir o posto, governará o Distrito Federal por nove meses e com a possibilidade de reeleição no cargo de governador.

Isso porque, Ibaneis, indo para o segundo mandato, terá que se descompatibilizar do cargo para disputar uma das duas vagas de senador em 2026.

Dai, a escolha do vice, da chapa majoritária de reeleição, terá que ser feita com muita calma pelo emedebista, apesar de a vaga ser disputada por muitos, principalmente por partidos aliançados.

A briga pelo posto, não é apenas advinda do campo politico.

Nomes que compõe o PIB (Produto Interno Bruto) brasiliense também se movimenta nessa direção através de suas corporações associativas.

Na história dos governos eleitos do Distrito Federal, o chamado setor produtivo esteve apenas uma vez na ante-sala do comando do Buriti.

Foi entre 2007 – 2010, quando o empresário e dirigente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide-DF), Paulo Octávio, foi vice do ex-governador José Roberto Arruda.

Agora o PIB quer voltar, apresentando, sem alarde, vários nomes ao governador Ibaneis.

Enquanto junho não chega, mês que ocorrem as convenções partidárias, que definem os caminhos das legendas na eleição, o emedebista tem todo o tempo de mundo para pensar na escolha do vice da corrida de 2022.

Em todos os discurso feitos pelo chefe do Executivo, por onde quer que ande, prestigia o nome do atual vice-governador Paco Brito.

Se os outros vices, que passaram pela ante sala do poder, foram figuras ignoradas, o atual vice de Ibaneis contou com muitas funções oficiais, tendo substituído o governador por muitas vezes.

Sem ser decorativo, Paco colaborou desde a transição do governo emedebista até a presente data, com a gestão pública, dialogando com a sociedade e somando forças com o titular.

Apesar de tantos nomes querendo a vaga, Paco segue sem reclamar, deixando o governador a vontade pela livre escolha, mesmo torcendo que possa ser ele o escolhido mais uma vez.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Quer saber mais? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Goiás lidera crescimento econômico com alta de 3,5% em setembro

O desempenho superou em mais de quatro vezes a média nacional, que foi de apenas 0,8%.

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»