Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Começa a corrida pela cobiçada vaga de vice de Ibaneis

Publicado em

Muitos nomes de peso do campo político e empresarial do Distrito Federal, começam a se movimentar pela disputa da cobiçada vaga de vice da chapa de reeleição do governador Ibaneis Rocha (MDB).

No entanto, até agora, o nome que deverá ser escolhido, unicamente pelo governador, ainda é uma incógnita.

O nome de  Paco Brito (Avante), se mantém como opção para continuar no cargo por ser leal ao governador, durante todo o governo.

LEIA MAIS|POLÍCIA
Mulher é presa após esfaquear marido no Riacho Fundo

A disparada pela vaga de vice se dá por duas razões.

A primeira, é que Ibaneis Rocha continua sendo o grande favorito para vencer novamente as eleições de outubro.

A segunda parte, é que o escolhido, para assumir o posto, governará o Distrito Federal por nove meses e com a possibilidade de reeleição no cargo de governador.

Isso porque, Ibaneis, indo para o segundo mandato, terá que se descompatibilizar do cargo para disputar uma das duas vagas de senador em 2026.

Dai, a escolha do vice, da chapa majoritária de reeleição, terá que ser feita com muita calma pelo emedebista, apesar de a vaga ser disputada por muitos, principalmente por partidos aliançados.

A briga pelo posto, não é apenas advinda do campo politico.

Nomes que compõe o PIB (Produto Interno Bruto) brasiliense também se movimenta nessa direção através de suas corporações associativas.

Na história dos governos eleitos do Distrito Federal, o chamado setor produtivo esteve apenas uma vez na ante-sala do comando do Buriti.

Foi entre 2007 – 2010, quando o empresário e dirigente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide-DF), Paulo Octávio, foi vice do ex-governador José Roberto Arruda.

Agora o PIB quer voltar, apresentando, sem alarde, vários nomes ao governador Ibaneis.

Enquanto junho não chega, mês que ocorrem as convenções partidárias, que definem os caminhos das legendas na eleição, o emedebista tem todo o tempo de mundo para pensar na escolha do vice da corrida de 2022.

Em todos os discurso feitos pelo chefe do Executivo, por onde quer que ande, prestigia o nome do atual vice-governador Paco Brito.

Se os outros vices, que passaram pela ante sala do poder, foram figuras ignoradas, o atual vice de Ibaneis contou com muitas funções oficiais, tendo substituído o governador por muitas vezes.

Sem ser decorativo, Paco colaborou desde a transição do governo emedebista até a presente data, com a gestão pública, dialogando com a sociedade e somando forças com o titular.

Apesar de tantos nomes querendo a vaga, Paco segue sem reclamar, deixando o governador a vontade pela livre escolha, mesmo torcendo que possa ser ele o escolhido mais uma vez.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Quer saber mais? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

População pode contribuir com o Plano de Transporte e Mobilidade do DF

O Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) pode receber propostas da população para o Plano...

Mais Radar

Caiado ataca governo frouxo de Lula que se ajoelha para o crime organizado

O presidenciável Ronaldo Caiado denuncia que a falta de firmeza do governo federal abriu espaço para o crime organizado se expandir em diversos setores estratégicos da economia.

Ricardo Cappelli escancara fraqueza de Lula e fiascos do PT no DF

Em tom esgoelado no Eixão Norte, Ricardo Cappelli expôs o desespero da esquerda no DF ao insinuar que a baixa popularidade de Lula é reflexo da própria incapacidade do PT em dialogar com a população local.

A defesa indefensável de Leila na CPMI: um desserviço aos aposentados

Senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) chama CPMI de "circo" para defender Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência e presidente do PDT, em escândalo bilionário no INSS. Postura ignora aposentados lesados e prioriza lealdade partidária.

Leila sob pressão: acusará ou defenderá Carlos Lupi na CPMI do INSS?

Leila do Vôlei está entre a cruz e a espada na CPMI do INSS: acusar Carlos Lupi, líder do PDT, pode prejudicar sua reeleição em 2026; defendê-lo ou silenciar pode manchar sua imagem, já que ele ignorou alertas sobre o desvio de R$ 6 bi contra aposentados.

7 de Setembro: a polarização ideológica que divide o Brasil em marchas

No 7 de setembro de 2025, a guerra ideológica entre esquerda e direita, com manifestações divididas em Brasília, expõe a polarização que ameaça a democracia defendida por ambos os lados, desafiando a unidade nacional e o equilíbrio das instituições.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político