Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Cleber Lopes critica a OAB-DF pelo abandono de advogados sob risco

Publicado em

O advogado criminalista Cleber Lopes, pré-candidato à presidência da OAB-DF, cuja eleição ocorre na segunda quinzena de novembro, disse nesta sexta-feira (04) que a Ordem está em um estado preocupante.

Segundo ele, “a OAB-DF perdeu a capacidade de dialogar com a categoria e abanou os advogados ameaçados em suas prerrogativas”.

Lopes frisou que o isolamento da OAB-DF não deve ser confundido com a independência, afirmando que “isolamento é exatamente a falta de diálogo”.

As declarações foram prestadas durante um encontro com dezenas de advogados, realizado na noite desta sexta-feira (04) na residência do advogado Carlos Alberto Araújo de Souza, no Lago Sul.

Para Cleber Lopes, a distância entre a OAB e seus membros causa um sentimento de abandono, especialmente entre aqueles que lidam com situações mais difíceis.

Ele disse que o tamanho ou a localização do escritório não devem ser determinante: “Por trás de uma carteira de advogado, há um ser humano que precisa ser tratado, um colega ou um colega que merece o respeito da instituição.”

O advogado reforçou que a OAB não deve ser maior do que a advocacia, enfatizando que a entidade depende dos advogados para sobreviver.

“É fundamental que a instituição cumpra suas obrigações e missão constitucional de defesa do advogado, pois ele é a porta-voz da cidadania”, disse.

Cleber Lopes pediu aos advogados presentes para acreditarem no poder da transformação e que se empenhem em atingir aqueles profissionais que, hoje, se sentem invisíveis para a OAB.

Ele finalizou sua fala reforçando o objetivo de fazer a OAB-DF voltar a ser uma instituição de coragem e de combate a qualquer ofensa à classe.

“Essa jornada por mudanças não é individual, é coletiva, é uma caminhada por toda a advocacia do Distrito Federal.”

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

GDF amplia atendimento gratuito com Saúde Mais Perto

Programa no Riacho Fundo oferece 3 mil atendimentos até 29 de novembro. A ação inclui consultas e exames gratuitos para diversas especialidades e segue para mais quatro regiões.

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»