Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Cleber Lopes critica a OAB-DF pelo abandono de advogados sob risco

Publicado em

O advogado criminalista Cleber Lopes, pré-candidato à presidência da OAB-DF, cuja eleição ocorre na segunda quinzena de novembro, disse nesta sexta-feira (04) que a Ordem está em um estado preocupante.

Segundo ele, “a OAB-DF perdeu a capacidade de dialogar com a categoria e abanou os advogados ameaçados em suas prerrogativas”.

Lopes frisou que o isolamento da OAB-DF não deve ser confundido com a independência, afirmando que “isolamento é exatamente a falta de diálogo”.

As declarações foram prestadas durante um encontro com dezenas de advogados, realizado na noite desta sexta-feira (04) na residência do advogado Carlos Alberto Araújo de Souza, no Lago Sul.

Para Cleber Lopes, a distância entre a OAB e seus membros causa um sentimento de abandono, especialmente entre aqueles que lidam com situações mais difíceis.

Ele disse que o tamanho ou a localização do escritório não devem ser determinante: “Por trás de uma carteira de advogado, há um ser humano que precisa ser tratado, um colega ou um colega que merece o respeito da instituição.”

O advogado reforçou que a OAB não deve ser maior do que a advocacia, enfatizando que a entidade depende dos advogados para sobreviver.

“É fundamental que a instituição cumpra suas obrigações e missão constitucional de defesa do advogado, pois ele é a porta-voz da cidadania”, disse.

Cleber Lopes pediu aos advogados presentes para acreditarem no poder da transformação e que se empenhem em atingir aqueles profissionais que, hoje, se sentem invisíveis para a OAB.

Ele finalizou sua fala reforçando o objetivo de fazer a OAB-DF voltar a ser uma instituição de coragem e de combate a qualquer ofensa à classe.

“Essa jornada por mudanças não é individual, é coletiva, é uma caminhada por toda a advocacia do Distrito Federal.”

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

A Secretaria de Economia (Seec-DF) definiu a data do primeiro sorteio eletrônico deste ano do...

Mais Radar

Rombo à vista: PSD vai torrar dinheiro público com Arruda inelegível

O PSD no Distrito Federal corre o risco de provocar um...

No DF, todos querem mandato de federal; poucos aceitam ser escada

No DF, dirigentes partidários enfrentam dificuldade para montar nominatas competitivas à Câmara. Faltam puxadores de voto e sobra cautela: muitos pré-candidatos recusam servir de escada para quem já tem mandato.

Morte de Orelha: Roosevelt quer crime hediondo para quem assassina cães

O assassinato brutal do cão Orelha virou símbolo do martírio e crueldade animal. O deputado distrital Roosevelt Vilela defende penas mais rigorosas contra quem maltrata animais e crime hediondo em casos extremos. Pela rede social o parlamentar reforçou o grito de indignação coletiva em protesto na Paulista neste domingo (01).

Cidade inteligente: Rodrigo da Luz destaca Brasília no “Brasil Global Summit”

Rodrigo da Luz, diretor-executivo do Brasil Global Summit, afirma que Brasília...

Com medo da CPI do Master, PT orienta aliados a ficarem de “bico calado”

Diante do caso Banco Master, o PT prefere o “bico fechado” a abrir uma CPI que exponha o governo e a própria imagem do presidente Lula. Após encontros no Planalto com o banqueiro Daniel Vorcaro, o silêncio virou estratégia política.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político