Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Bastidores da transição: Começa disputa por cargos do novo governo Ibaneis

Publicado em

A exatos 53 dias que faltam para a instalação do novo governo de Ibaneis Rocha(MDB), cuja posse ocorrerá no dia 1º de janeiro do próximo ano, ainda não foi revelado quais os secretários e administradores, bem como dirigentes de autarquias, que deixarão os seus respectivos cargos para dar lugar a novos nomes que acrescentarão o time do novo governo.

Certamente o time não será o mesmo do governo anterior, mas também não haverá mudanças significativas da equipe.

O grupo de transição, instalado para definir metas e planos para os próximos quatro anos, tende a aumentar com a participação de representantes dos partidos aliados, e até mesmo daqueles que bateram contra Ibaneis Rocha, durante a corrida pelo Buriti. O governador se reelegeu no 1º turno.

É o caso de Paulo Octávio, dirigente do PSD. Segundo informações de bastidores, o bilionário empresário do ramo da construção civil está de olho no comando de alguns setores da política habitacional do governo, como a Codhab (Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal).

O atrativo é a construção de um bairro com 5.750 novas moradias no Recanto das Emas, denominado Reserva do Parque.

O edital para a construção foi lançado em junho desse ano. A empresa de PO é uma das que estão concorrendo a licitação.

No entanto, dificilmente, Ibaneis fará concessões de cargos importantes do setor habitacional para quem só agora resolveu voltar pra casa, após a “pulada de cerca” que quase levou a disputa eleitoral para o segundo turno no DF.

Além do mais, entregar a Codhab para PO, seria o mesmo que botar a raposa para tomar conta do galinheiro, simples assim.

Dito isto, outra mudança que deverá ocorrer no próximo governo de Ibaneis Rocha é no comando da Secretaria de Segurança, hoje ocupada pelo delegado da Polícia Federal, Júlio Danilo Souza Ferreira, desde março do ano passado.

Com a derrota de Bolsonaro, havia a expectativa do retorno do ministro da Justiça, Anderson Torres, para a Secretaria de Segurança do DF, pasta que comandou por dois anos.

Torres deverá migrar para São Paulo para ser o novo secretário de Segurança da maior cidade brasileira, que será governada pelo ex-ministro Tarcísio de Freitas a partir de 1º de janeiro.

O atual secretário de Segurança do DF, deve seguir Anderson na empreitada, como seu secretário Executivo.

Por enquanto, tudo ainda é muito fechado no que tange as mudanças que ocorrerão no próximo governo emedebista.

Existe a especulação de que a deputada federal Flávia Arruda (PL), ganhará um lugar de destaque que pode ser na Casa Civil.

Flávia foi candidata ao Senado, na chapa majoritária de Ibaneis, mas perdeu a disputa para Damares Alves(Republicanos).

O PL será o partido que mais ocupará postos de destaques no novo governo, segundo análises feitos por alguns que compõe a comissão de transição, é o PL.

A legenda elegeu no DF, dois deputados federais e quatro distritais. O peso politico é grande. Se brincar, até o deputado federal eleito, Alberto Fraga, vai ter o direito de enfiar seus jabutis nas entranhas do governo. Olha que maravilha!

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

BRB convoca mais 50 Analistas de TI para reforçar time de tecnologia

O BRB convoca mais 50 profissionais aprovados no concurso para Analista de Tecnologia da Informação....

Mais Radar

Lula quer colocar o irmão Frei Chico para arder no fogo dos infernos

Frei Chico lidera a longa lista de convocados da possível CPI da Roubalheira dos Aposentados. Aos 83, o irmão de Lula pode ser a chave para desvendar o escândalo bilionário no INSS.

R$6 bilhões roubados dos idosos e o caminho de Lula para a derrota em 2026

Idosos lesados, governo inerte e promessas quebradas: o escândalo das aposentadorias fraudadas expõe a crise de popularidade de Lula e ameaça sua reeleição em 2026.

CPI das Bets: Circo no Senado e Virgínia Fonseca roubando a cena

Virginia Fonseca deu show no Senado: convocada pela CPI das Bets, brilhou mais que os senadores, que trocaram inquisição por tietagem. A "musa da jogatina" saiu em alta, a CPI em baixa.

Aposentados: Políticos do DF fogem da CPI do INSS como diabo foge da cruz

Milhares de idosos foram roubados no DF pelo "quadrilhão do INSS", no entanto, três deputados e uma senadora, seguem em silêncio, ignorando o escândalo de R$ 6 bilhões que ameaça a Previdência e a dignidade dos já sofridos aposentados.

Federações partidárias impulsionam Celina Leão e podem isolar PL no DF

Federação União Progressista e a provável criação da federação MDB-Republicanos-PSD impulsionam Celina Leão ao Buriti em 2026, podendo isolar o PL de Bia Kicis, caso insista com candidatura própria ao Buriti ou avulsas ao Senado.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político