Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Balanço de Celina Leão destaca gestão e defesa do Fundo Constitucional

Publicado em

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), reconhecida por sua habilidade política e capacidade de diálogo, vem reforçando seu papel na defesa intransigente do Fundo Constitucional do Distrito Federal.

Em entrevista exclusiva ao RadarDF desta sexta-feira(13), ela avalia as conquistas do governo Ibaneis Rocha em 2024, os desafios enfrentados e sua luta contra ameaças de redução do Fundo Constitucional, proposta pelo PT, que poderiam impactar diretamente áreas essenciais como segurança, saúde e educação.

Confira os principais trechos da entrevista:

Como a senhora avalia o desempenho do governo Ibaneis Rocha em 2024?

Celina Leão: Nosso governo é de muito trabalho e entregas. Mesmo enfrentando desafios, como a pandemia nos primeiros anos, conseguimos realizar grandes feitos. Ampliamos o número de creches em mais de 25 mil vagas, criamos o maior programa de capacitação de trabalho do Brasil e fizemos grandes avanços na área de infraestrutura, como a ampliação do metrô e a troca de vagões. Trabalhamos incansavelmente todos os dias para oferecer resultados concretos à população.

Como a parceria Ibaneis/Celina tem contribuído para a gestão?

Celina Leão: A nossa parceria é baseada na confiança e no compromisso com a população. O governador Ibaneis me delega muitas ações e compartilha as decisões estratégicas do governo. Trabalhamos com uma sintonia que nos fortalece, e isso reflete nos resultados que entregamos. Somos um grupo político que se completa em temperamento e visão, o que tem sido essencial para enfrentar os desafios.

Um dos principais desafios é a defesa do FCDF. Por que o Fundo é tão importante?

Celina Leão: O Fundo Constitucional é fundamental para a nossa cidade. Ele financia as três áreas mais essenciais para a população: segurança, saúde e educação. São recursos que pagam as atualizações de policiais, professores, médicos e enfermeiros, garantindo que esses serviços funcionem adequadamente. Reduzir o Fundo seria comprometer a qualidade de vida dos moradores de Brasília. Não há exagero ou privilégio, apenas uma necessidade legítima para acompanhar o crescimento da nossa cidade, que recebe cada vez mais pessoas.

Como o governo tem se articulado para evitar a redução do Fundo?

Celina Leão: Estamos mobilizando lideranças no Congresso Nacional e promovendo diálogos intensos com partidos de diversas políticas atuais. O governador Ibaneis visitou pessoalmente vários líderes no Congresso, e eu o acompanhei em muitas dessas reuniões. É um momento de unidade, porque essa questão vai além de ideologias ou partidos. Trata-se de garantir a sobrevivência de serviços essenciais para Brasília.

A oposição critica o governo em alguns aspectos. Como vocês lidam com isso?

Celina Leão: A oposição faz parte da democracia, e respeitamos isso. Mas seguimos de cabeça erguida, porque temos orgulho do trabalho que realizamos. Nossa gestão é marcada por realizações concretas e por uma relação direta com a população, sempre ouvindo suas demandas e buscando soluções práticas.

O que a população pode esperar do governo até o final do mandato?

Celina Leão: Continuaremos trabalhando com responsabilidade e dedicação. Estamos focados em entregar mais resultados na área social, como ampliar a oferta de creches e projetos de capacitação, e em grandes obras de infraestrutura, como a expansão do metrô e melhorias no transporte público. Queremos que, ao final do nosso mandato, a população tenha ainda mais orgulho do governo que escolheu.

A vice-governadora encerra a entrevista reafirmando que sua luta pelo Fundo Constitucional é pela manutenção da qualidade de vida de todos os brasilienses, garantindo segurança, saúde e educação com excelência.

“Essa é uma questão maior do que partidos ou ideologias. É sobre cuidar da nossa cidade e das pessoas que aqui vivem.”

 

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Central de Relacionamento 156 passará por manutenção no fim de semana

Entre as 18h desta sexta-feira (4) e a manhã de segunda (7), a Central de...

Mais Radar

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político