Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Alianças e Traições: Mossoró desafia Caiado em Valparaíso a favor de Lula

Publicado em

As eleições municipais de outubro deste ano em todo o país, darão o tom para a disputa presidencial de 2026, quando o atual presidente Luís Inácio Lula da Silva tentará sua reeleição.

Nesse contexto, o embate político que ocorre nos municípios entre a esquerda e a direita se polariza, principalmente nos municípios do estado de Goiás.

Isso porque o governador, Ronaldo Caiado (União Brasil), é um dos fortes nomes do conservadorismo que pode ser escolhido para disputar a Presidência da República em 2026.

Trazendo a disputa municipal para Valparaíso de Goiás, importante município goiano do Entorno, o prefeito Pábio Mossoró (MDB) não cansa de apunhalar Caiado pelas costas ou entrar declaradamente em rota de colisão contra o governador do Estado.

Em 2020, mesmo sendo reeleito para seu último mandato, com o total apoio do governador, Pábio Mossoró declarou guerra ao aliado ao tentar encerrar o contrato com a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) por um milionário “negócio da água”, oferecido por uma empresa privada, que fez aumentar a sede do prefeito.

Outra confusão feita por Mossoró contra Caiado foi quando ameaçou colocar os municípios goianos da região do Entorno contra o governo por nomear para o cargo de secretária de Estado do Entorno, Maria Carol Fleury.

Na época, Mossoró queria no posto seu secretário de Infraestrutura, Marcos Vinicius Mendes Ferreira, conhecido como “Cinquentinha”, por ser seu candidato preferido à sua sucessão.

Mossoró chegou a bater-boca com Pedro Sales, secretário de Infraestrutura e braço direito de Caiado.

Agora, como Ronaldo Caiado declarou neutralidade na disputa política no município,  Pábio Mossoró, para se vingar, fez uma aliança com o PT e o PDT, mesmo sabendo que o embate entre Lula e Caiado nas eleições municipais deste ano em Goiás se tornou uma questão de honra para os dois lados que visam à presidência da República em 2026.

Com as inúmeras traições praticadas por Mossoró, tanto contra Caiado quanto contra a maioria de seus apoiadores, o candidato oficial do prefeito, de alcunha “Cinquentinha” do MDB, amarga o segundo lugar nas pesquisas.

Mesmo com toda a máquina torrando o dinheiro público em cima de Cinquentinha, o vereador oposicionista do Céu Azul, José Antonio (PL), é quem lidera a corrida municipal.

Para quem trai e não honra compromisso, a conta sempre chega, Mossoró, simples assim.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou...

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»