Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Afago de Lula a Ibaneis tem significados que o petismo do DF não entende

Publicado em

O abre alas para que o presidente Luis Inácio Lula da Silva(PT), passasse e seguisse em direção ao governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha(MDB), durante o ato de assinatura do reajuste salarial de 18% parcelados às Forças de Segurança do DF, ocorrido sábado (22) no Palácio do Planalto, ganhou esta semana as mais diversas leituras dos bastidores políticos da capital federal.

Ficou evidente que o gesto de Lula estava muito além do simples ato solene que serviu para valorizar policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, por meio de uma concessão salarial negada, ao longo dos anos pela União, principalmente pelo ex-Jair Bolsonaro.

Se o petismo do DF prefere não entender o pragmatismo de Lula, em relação ao governador Ibaneis, ao convidá-lo a sentar-se ao lado de autoridades do primeiro escalão do governo, para os políticos com visão mais ampla, o gesto do presidente da República contem muitos significados e sugere diferentes leituras.

A primeira delas tem muito a ver como sendo um pedido de desculpas pelo julgamento precipitado feito pelo presidente, ao culpar Ibaneis pelos atos de 8 de janeiro, cujas investigações da Polícia Federal e do MPF apontaram ao contrário, inocentando o governador.

Outra leitura é de que Ibaneis Rocha, é mais popular no DF do que o presidente Lula, conforme apontou o Instituto Paraná Pesquisa em maio desse ano.

A maioria dos cidadãos entrevistados aprovou a gestão Ibaneis, somando 63,6% dos entrevistados. Outros 32,2% desaprovaram o governo do emedebista.

No que diz respeito ao governo federal, a maioria (50,5%) desaprovou a gestão Lula. Outros 45,% aprovaram a administração petista.

Quanto à avaliação do governador, grande parte considerou as ações de Ibaneis como ótimas ou boas, somando 46,8%. No governo Lula, esse número foi de 31,9%.

Os dados revelam que a popularidade de Ibaneis estar lincada às centenas de entregas que vem fazendo deste o primeiro mandato até a presente data.

Por tanto é falso o alarde, como o clube dos derrotados gosta de disseminar, que Ibaneis é “bolsonarista” e que foi reeleito pela “extrema-direita” da capital federal.

Para início de conversa o emedebista teve como maior opositor da sua reeleição, o próprio presidente Jair Bolsonaro, ao tentar implodir a chapa majoritária, chegando a lançar outras candidaturas ao Buriti, embora sabendo que o seu partido, o PL, tivesse a deputada Flávia Arruda como candidata do governador ao Senado Federal.

Ela foi prejudicada pelo bolsonarismo a quem serviu como ministra.

Vale lembrar ainda, que não há qualquer registro da campanha de 2022, de que a deputada Bia Kicis, atual presidente do PL, tenha subido com outros candidatos bolsonaristas como Damares Alves (Republicanos), Alberto Fraga(PL) e Fred Linhares(Republicanos) no palanque de Ibaneis. Estes bolsonaristas ficaram em cima do muro.

As aproximações cada vez mais estreitas entre Lula e Ibaneis também é uma leitura de que 2026, seja muito diferente do que os opositores raivosos aos dois mandatários, pensam.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Banco de Brasilia inaugura agencia no Shopping Iguatemi

É  a segunda agência do banco no Lago Norte e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Mais Radar

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação