Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

A crise financeira e saúde mental nas forças de segurança do DF

Publicado em

Cerca de 90% da tropa de 20 mil bombeiros, policiais militares e policiais civis da força de segurança do Distrito Federal, considerada a melhor do país, está endividada, grande parte com os chamados consignados bancários.

O motivo da dívida seria o baixo salário que recebem ao final do mês, resultando em um cenário em que muitos pagam mais do que ganham.

Além disso, uma parte considerável das forças tem obrigações com pensões alimentícias, sob pena de enfrentar consequências legais severas.

No Brasil, a única legislação que determina punições imediatas para aqueles que não cumprem essas obrigações é bastante rigorosa.

O estresse associado ao serviço tem gerado sérios problemas de saúde entre esses profissionais.

Já houve casos em que bombeiros dirigiram caminhões auto-bomba tanque avaliados em 1 milhão de dólares a 100 quilômetros por hora pela Esplanada dos Ministérios em Brasília.

O veículo só foi parado após diversos tiros nos pneus, disparados por uma guarnição da Polícia Militar.

A situação não é diferente para os policiais militares, que também enfrentam graves crises emocionais.

Nos últimos 4 anos, 37 policiais militares tiraram a própria vida com um tiro na cabeça.

O endividamento e a pressão enfrentados pelos integrantes das forças de segurança do Distrito Federal são problemas que não podem ser ignorados.

O deputado Roosevelt Vilela(PL), afirma que a situação da saúde mental não pode continuar como um caso invisível aos olhos do Estado.

Ele defende ações urgentes que visem resolver a situação, um dos maiores males que afetam os profissionais das forças de segurança do DF.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»