Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

7 de Setembro: a polarização ideológica que divide o Brasil em marchas

Publicado em

Hoje, dia 7 de setembro de 2025, o Brasil celebra o 203º aniversário da Independência em um clima de intensa polarização política, agravado pelo julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus. Acusação: tentativa de golpe de Estado.

Em Brasília, a tensão se manifesta nas manifestações marcadas para locais estratégicos: apoiadores de Bolsonaro, liderados pelo movimento Reaja Brasil, se reunirão no estacionamento Ibero-Americano, em frente à Torre de TV, sob o lema “Reaja Brasil: o medo acabou”, defendendo a anistia aos acusados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Já os movimentos de esquerda, como Povo Independente e Grito dos Excluídos, apoiados pelo PT, ocuparão a Praça Zumbi dos Palmares, próxima ao Conic, com o lema “Povo Independente é Povo Soberano”, em defesa da democracia e contra interferências externas, como as sanções de Donald Trump ao Brasil.

O julgamento de Bolsonaro e outros réus no Supremo Tribunal Federal, iniciado, dias antes, amplifica o clima de confronto, com acusações graves  pairando sobre o debate público.

A Esplanada dos Ministérios, fechada por segurança, e a presença de 4.500 militares com drones e revistas reforçam a gravidade do momento.

As manifestações, que ocorrerão em pelo menos 66 cidades, vão além de um exercício de liberdade de expressão: elas funcionam como um termômetro da polarização, expondo a fragilidade do equilíbrio democrático.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Desfile de 7 de Setembro tem segurança reforçada em Brasília

Desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios terá segurança reforçada com PM, GSI e Forças Armadas. T Trânsito interditado e regras rígidas para itens no evento.

Mais Radar

Por que o Maranhão é o estado mais pobre do país? Roberto Rocha explica

Ex-senador Roberto Rocha critica a classe política do Maranhão por explorar a pobreza em vez de promover soluções para incluir os maranhenses na riqueza do estado. Com renda média de R$ 409 e 30% em insegurança alimentar, o Maranhão segue como o mais pobre do Brasil.

Rollemberg: A decadência de um ex-governador sem futuro político

A volta à Câmara em 2025 foi acidente de percurso, viabilizada pelo STF, mas sua baixa votação e o PSB enfraquecido indicam o fim da linha para o pior político da história de Brasília.

Daniel de Castro acusa Lula de perseguição ideológica e desrespeito ao DF

O deputado distrital criticou Lula por recusar reunião com Ibaneis Rocha sobre reajuste das forças de segurança do DF. Ele acusou ainda o presidente de ser um arrogante e de agir por ideologia e desrespeitar o povo brasiliense.

Lula sabota forças de segurança a pedido da esquerda maquiavélica do DF

Lula debocha e ignora reajuste de 44% para forças de segurança do DF, atendendo ao PT local. Enquanto Ibaneis valoriza policiais, o presidente sabota Brasília por interesses políticos, mas sua impopularidade cresce e o PT definha.

Lula sabota Brasília, ataca o BRB e o desenvolvimento econômico do DF

Lula e o PT do DF contra Brasília: do ataque ao Fundo Constitucional à sabotagem da expansão do BRB, a esquerda insiste em minar a segurança, a saúde, a educação e o progresso econômico do Distrito Federal, desrespeitando a vontade do povo que os afastou do poder há 16 anos."
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político