O ASSUNTO É

Notícia de que a Orquestra Filarmônica de Goiás será extinta, é falsa

Publicado em

O governo de Goiás esclareceu, por meio de nota, que A notícia de que a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) foi extinta é falsa. De acordo com o governo de Goiás o grupo segue trabalhando e, em breve, voltará aos palcos.

A programação da orquestra já prevê a gravação de mais dois CDs, um em dezembro deste ano e outro em janeiro de 2021. Segundo ainda o governo “o que ocorre é uma reestruturação da forma de contratação do quadro de músicos. Os contratos precisaram ser revistos de modo a garantir segurança jurídica para todos”.

Um edital de chamamento público para contratação de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para gerir a Orquestra Filarmônica de Goiás será lançado este ano.

A entidade, sem fins lucrativos, também será a gestora da Escola de Artes Basileu França.

Segundo o secretário, Marcio Cesar Pereira, o edital será aberto até o final do ano e deve ser concluído em março de 2021, quando haverá a divulgação da empresa vencedora e a recontratação dos músicos da orquestra.

“Esta é a melhor forma de contratação dos músicos”, avaliou o titular da Sedi. Outra vantagem, segundo o secretário, é que os alunos do Basileu terão mais clara a perspectiva de estar em uma orquestra profissional.

O reconhecimento se deve a diversos fatores, entre eles a excelência artística dos músicos e musicistas, a trajetória do regente titular Neil Thomson e as experiências culturais que ela proporciona à população.

NOTA DE ESCLARECIMENTO:
A Orquestra Filarmônica de Goiás não foi extinta, conforme está sendo erroneamente noticiado. O Governo do Estado valoriza a cultura musical e reconhece a grande contribuição da OFG, seu trabalho e a excelência técnica e musical de seus componentes.

O que ocorre é uma reestruturação da forma de contratação dos músicos da orquestra. Os contratos precisaram ser revistos de modo a assegurar segurança jurídica para todos: músicos e gestores.

O chamamento para a OS que irá gerir a OFG será publicado em breve e os músicos serão contratados, em consonância com a legislação. Os músicos nunca pararam de trabalhar e logo a Orquestra Filarmônica de Goiás retornará aos palcos para encantar seu público.

Dando sequência ao projeto de divulgação da música de compositores brasileiros, a programação da orquestra já prevê a gravação de mais dois CDs, em dezembro deste ano e em janeiro de 2021.

Entendemos que o momento é difícil para todos, principalmente para os artistas e músicos que se viram tolhidos em sua expressão, pois não puderam se apresentar regularmente.

O Instituto Música e Arte se solidariza com eles e conclama a sociedade goiana a apoiá-los financeiramente, através de doações, até que a orquestra esteja reestruturada.
Vamos manter a música viva em Goiás!

Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG)

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Empresas são credenciadas para atuar no serviço de patinetes compartilhados

As empresas JET e Whoosh BR foram credenciadas para operar serviços de compartilhamento de patinetes elétricos no Distrito Federal. A implantação, manutenção e operação...

Mais Radar

Vazio sanitário da soja começa no dia 27 de junho em Goiás

Até o dia 24 de setembro, estão proibidos o cultivo e a manutenção de plantas vivas de soja, inclusive as tigueras – aquelas que germinam espontaneamente após a colheita.

Goiás: Centro de Apoio ao Romeiro será inaugurado no dia 26 de junho

Com 4,2 mil metros quadrados, o espaço do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) recebe os últimos preparativos para sua inauguração no próximo dia 26, às 15 horas.

Goiás: Unidades de saúde têm funcionamento alterado no feriado

As unidades de saúde estaduais terão o funcionamento alterado devido ao...

Caiado sanciona lei de promoções na PM e Bombeiros de Goiás

O governador Ronaldo Caiado sancionou, nesta quinta-feira (12/06), a lei que...

Goiás: Atendimentos do Ipasgo Clínicas Saúde Mental são transferidos

Novo espaço conta com 12 consultórios, nos quais serão realizados atendimentos em psiquiatria e psicologia. Nova estrutura foi planejada para oferecer mais conforto, acolhimento e praticidade, tanto para pacientes quanto para colaboradores.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.