Os dados da Superintendência de Comércio Exterior e Atração de Investimentos Internacionais, divulgados pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), refletem os esforços contínuos do governo goiano em fortalecer os laços comerciais com a China.
O aumento expressivo nas exportações destaca o sucesso das missões comerciais realizadas pelo governo de Goiás, que têm sido reciprocadas por visitas de representantes chineses ao estado, resultando em um intercâmbio que vai além das relações comerciais, englobando também parcerias culturais e tecnológicas.
Em julho de 2024, uma comitiva da província de Gansu visitou Goiás, reforçando a cooperação nos setores de carnes e fruticultura e buscando novas oportunidades de investimento.
Durante a visita, os representantes chineses tiveram a oportunidade de conhecer as operações da JBS, uma das maiores empresas alimentícias do mundo, situada em Goiás.
Atualmente, o estado é o terceiro maior exportador de carnes para a China, representando 11% das exportações nacionais para o país asiático.
No primeiro semestre de 2024, Goiás já contabilizou US$ 409,4 milhões em exportações de carnes e miudezas para a China.
Segundo Joel de Sant’Anna Braga Filho, titular da SIC, a crescente parceria entre Goiás e China não só fortalece as relações bilaterais, mas também gera emprego e renda, abrindo novas portas para o desenvolvimento econômico e social.