A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) iniciou nesta segunda-feira (15/07) a distribuição de 38.721 doses da vacina Qdenga, que serão utilizadas na aplicação da primeira e segunda dose do esquema de vacinação contra a dengue.
As doses fornecidas pelo Ministério da Saúde (MS), serão destinadas aos 246 municípios goianos, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e controlar a disseminação da doença.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, enfatizou a importância de completar o esquema vacinal com as duas doses para garantir uma proteção efetiva contra a dengue.
Atualmente, a vacina Qdenga está disponível para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, e adultos de até 59 anos que foram vacinados durante a ampliação do público-alvo em abril também devem procurar os postos de imunização.
Flúvia Amorim ressaltou que é imprescindível que os municípios registrem as doses aplicadas no sistema de informação para assegurar o recebimento das doses necessárias para a segunda aplicação.
Atualmente a Qdenga está disponível para aplicação em crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 16 anos.
Os adultos de até 59 anos que se vacinaram durante a ampliação do público-alvo, em abril, também devem procurar um dos postos de imunização do Estado.
Dados da SES apontam que, neste ano, foram notificados 390.019 casos de dengue no estado, dos quais 242.587 foram confirmados.
Os números representam um avanço de 355% em relação aos casos notificados em 2023.