Moradores de baixa renda do DF terão lotes regularizados

Publicado em

O plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), aprovou nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei Complementar (PLC) n° 77/2021 que trata sobre a Regularização Fundiária Urbana (Reurb).

O texto que segurá para a sanção do governador Ibaneis Rocha vai garantir à população de baixa renda o direito à moradia com segurança jurídica e infraestrutura necessárias.

LEIA MAIS|

O projeto aprovado por 22 dos 24 deputados distritais é de autoria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).

A proposta  simplifica procedimentos relativos ao licenciamento dos projetos de regularização; atualiza a estratégia de regularização fundiária urbana prevista no Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (Pdot) de 2009.

Regulamenta ainda a  Lei Federal nº 13.465/2017, que trata do assunto, adaptando os instrumentos à legislação do DF.

A medida também vai criar oito novas Áreas de Regularização de Interesse Social (Aris) nas regiões administrativas de Sobradinho, Planaltina, Sol Nascente/Pôr do Sol e São Sebastião.

Cerca de 50 mil moradores serão beneficiados com a nova lei.

Confira a lista das novas Aris:

ARIS Dorothy Stang;
ARIS Miguel Lobato
ARIS Capão Comprido;
ARIS Morro da Cruz II;
ARIS Favelinha da Horta Comunitária I;
ARIS Condomínio Bica do DER;
ARIS Vila do Boa;
ARIS Nova Gênesis.

O  secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira comemorou a aprovação do texto que irá garantir a segurança jurídica para que mora nas oito  Áreas de Regularização de Interesse Social [Aris].

“É uma demonstração clara de que o governo e os deputados estão atentos à necessidade urgente de dar melhores condições de vida à população que mais necessita, especialmente nesse momento de pandemia”, afirmou o chefe da Sedhur.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade das empresas que fazem grande volume de chamadas telefônicas de identificar suas ligações com o...

Mais Radar

Inércia do Condomínio RK põe famílias sob risco de verem suas casas demolidas

Apesar do acordo firmado em dezembro de 2024 com a Terracap, a administração do condomínio RK ainda não assinou o termo, colocando em risco de demolição por determinação judicial os imóveis de mais de 2 mil famílias.

Comissão do TJDFT busca soluções pacíficas em despejos coletivos

Desembargador Renato Scussel lidera Comissão do TJDFT que, em parceria com o GDF, promove soluções pacíficas para despejos e reintegrações de posse em moradias coletivas e áreas produtivas de populações vulneráveis.

AJAB e DER planejam melhoria de acesso a condomínios do J. Botânico

Reunião conduzida por Toni Duarte, presidente da AJAB, contou com a participação do administrador Aderivaldo Cardoso e síndicos de sete condomínios do Jardim Botânico, representando mais de 12 mil moradores, para discutir acessos.

Regularização do condomínio Residencial RK avança com acordo histórico

Com o apoio pessoal do governador Ibaneis, o Condomínio Rural Residencial RK,, após décadas de incertezas e embates judiciais, está próximo de alcançar uma solução definitiva para a regularização fundiária de sua área, mediando negociações com a TERRACAP.

Condomínio RK contesta demolição e multa em ação judicial

Condomínio RK contesta demolição de 2.071 casas e multa de R$ 224 mi no TJDFT, destacando o TAC nº 002/2007, que prevê regularização e segue válido, não podendo ser ignorado por Justiça e MPDFT, além de obras que sanaram danos

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.