Justiça suspende remoção do Condomínio Bougainville em Sobradinho

Publicado em

A 7ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) suspendeu a medida que determinava a remoção do Condomínio Bougainville, localizado em Sobradinho, DF.

A decisão original havia sido emitida pelo Juiz de Direito da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário, que estipulava um prazo de 30 dias para a desocupação voluntária dos moradores, com possibilidade de remoção coercitiva e apoio policial. Veja aqui.

O Condomínio Bougainville, que existe há mais de 30 anos, foi alvo de uma decisão que fazia parte do cumprimento de sentença (n.º 0001661-60.1991.8.07.0001).

A sentença ordenava a desocupação voluntária dos residentes, sob pena de intervenção policial para assegurar a remoção.

No entanto, o desembargador Robson Barbosa Azevedo, da 7ª Turma Cível do TJDFT, destacou em sua decisão que a área onde se encontra o condomínio é objeto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC nº 002/2007), assinado entre o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Governo do Distrito Federal, o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM/DF) e a Terracap.

Este termo prevê a possibilidade de regularização fundiária urbana para o parcelamento do solo.

Na decisão o desembargador ressaltou que, conforme autorizado pelo artigo 11, § 6º, da Lei Federal nº 13.465/2017, e pelo Decreto n.º 45.781 de 9 de maio de 2024, os moradores têm o direito de permanecer em seus imóveis até o eventual arquivamento do processo de Regularização Fundiária Urbana (REURB).

Ele mencionou ainda que é possível a celebração de um instrumento de Concessão de Uso Oneroso antes da instauração do processo de regularização.

Com base nesses argumentos, a 7ª Turma Cível deferiu a tutela de urgência, suspendendo imediatamente a decisão da Vara de Meio Ambiente.

O advogado Mario Gilberto Oliveira, representante dos moradores do condomínio, comemorou a decisão. “A justiça mais uma vez foi feita”, declarou.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF institui Dia do Farmacêutico no Calendário Oficial de Eventos

O Dia do Farmacêutico foi sancionado pelo projeto de lei nº 7.671, de 2025 e será comemorado anualmente todo dia 5 de maio. A...

Mais Radar

AJAB e DER planejam melhoria de acesso a condomínios do J. Botânico

Reunião conduzida por Toni Duarte, presidente da AJAB, contou com a participação do administrador Aderivaldo Cardoso e síndicos de sete condomínios do Jardim Botânico, representando mais de 12 mil moradores, para discutir acessos.

Regularização do condomínio Residencial RK avança com acordo histórico

Com o apoio pessoal do governador Ibaneis, o Condomínio Rural Residencial RK,, após décadas de incertezas e embates judiciais, está próximo de alcançar uma solução definitiva para a regularização fundiária de sua área, mediando negociações com a TERRACAP.

Condomínio RK contesta demolição e multa em ação judicial

Condomínio RK contesta demolição de 2.071 casas e multa de R$ 224 mi no TJDFT, destacando o TAC nº 002/2007, que prevê regularização e segue válido, não podendo ser ignorado por Justiça e MPDFT, além de obras que sanaram danos

Justiça do DF admite ação de usucapião para condomínio no Lago Sul

Justiça do DF reconhece usucapião especial do Condomínio Pousadas das Andorinhas. Decisão do juiz da Vara do Meio Ambiente, Carlos Frederico Maroja, pode abrir caminho para a regularização fundiária do parcelamento.

Decisão do TJDFT contra a USPA pode beneficiar 54 condomínios no DF

A decisão histórica do TJDFT pode beneficiar moradores de 54 condomínios no DF, garantindo posse definitiva dos lotes via usucapião. Caso expõe disputa fundiária e possível irregularidade na venda de terrenos pela Urbanizadora Paranoazinho SA

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.