Jardim Botânico e Tororó tem condomínios aprovados pelo Conplan

Publicado em

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan), aprovou na última quinta-feira (15), a criação de seis novas áreas para moradia e comércio no Distrito Federal.

Quatro delas estão no Jardim Botânico, uma em Sobradinho e outra em Planaltina. Os empreendimentos poderão beneficiar, no total, até 5.247 pessoas com mais de 1.500 casas e apartamentos.

O empreendimento Tororó Ecoville Residence, localizado no Setor Habitacional do Tororó, no Jardim Botânico, ocupará 56,38 hectares de terreno, o equivalente a mais de 56 campos de futebol.

A área tem capacidade para 490 casas, com a possibilidade de beneficiar até 1.617 pessoas, além de lotes comerciais e institucionais.

Ainda no Jardim Botânico, outra nova área, chamada Setor Comercial Jardim Botânico, pertence à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e possui 10,92 hectares, onde podem morar até 487 pessoas.

O projeto urbanístico prevê no terreno 148 apartamentos, em cinco prédios, que ainda terão comércios nos seus respectivos térreos. Também é esperada a criação de outros lotes para uso exclusivo comercial e equipamentos públicos.

Outros dois empreendimentos aprovados no Jardim Botânico são: Condomínio Cidade Jardim e Residencial Reserva do Parque.

O primeiro fica na Fazenda Taboquinha e tem 4,93 hectares, podendo comportar 74 apartamentos para até 244 pessoas, além de lotes comerciais e para equipamentos públicos.

O segundo fica no Setor Habitacional do Tororó, possui 2,38 hectares, com capacidade de ter 33 casas para 109 pessoas, e lotes para comércio, prestação de serviços e instituições.

Em Sobradinho, a área chamada Bernadete fica na Fazenda Paranoazinho. Diferente das demais, a área já tinha sido aprovada no Conplan, em fevereiro deste ano.

Contudo, retornou à análise do colegiado devido às alterações de parâmetros e permeabilidade que foram feitas no projeto urbanístico, sendo aprovada novamente.

No terreno de 15,75 hectares podem ser construídos 715 apartamentos para até 2.362 pessoas. Também estão previstas áreas verdes e Espaços Livres de Uso Público (Elups).

Por fim, na Quadra 18 da Vila Vicentina, em Planaltina, fica o chamado Parque da Vila.

Na área de 2,86 hectares é possível construir 71 casas, que beneficiarão 232 moradores, e 59 apartamentos, para 196 pessoas, totalizando 130 unidades residenciais para 428 habitantes.

No local também são previstos espaços para equipamentos públicos.

A partir da publicação, os responsáveis particulares terão o prazo de 180 dias para dar entrada com o pedido de registro dos imóveis em cartório.

O processo antecede a adoção das medidas para implementar a infraestrutura dos locais.

Remembramento

O colegiado também aprovou na reunião o remembramento dos lotes 1 a 16 do Setor Comercial Residencial Sul, no Plano Piloto, na Quadra 516, bloco C.

O agrupamento de lotes é uma das medidas fundamentais para o melhor aproveitamento do uso do solo.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh)

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Medalha Ernesto Silva nos 60 anos do Rotary Club de Taguatinga

No ponto alto da celebração dos 60 anos do Rotary Club de Taguatinga, o presidente do Rotary Club de Brasília, Toni Duarte, entrega emocionadamente a "Medalha do Mérito Ernesto Silva" à presidente do RC de Taguatinga, Erica Kikushi,

Mais Radar

Moradores de condomínios podem perder benefícios da venda direta

A publicação de um edital de convocação visa à regularização por venda direta de lotes na região do Jardim Botânico, com risco de perda de benefícios para quem não aderir ao processo.

Codhab-DF convoca moradores para regularização de imóveis

Esta ação marca o início do processo de habilitação dentro do programa Regulariza DF, abrindo caminho para a legalização de centenas de moradias em São Sebastião.

Finalmente, Ville de Montagne é regularizado após 17 anos de espera

A decisão vai beneficiar uma população estimada em 1.747 pessoas que aguardavam há quase duas décadas por essa regularização.

TJDFT nega pedido de desocupações no Setor Noroeste de Brasília

Uma invasão gigante se proliferou em uma das áreas mais nobres do Distrito Federal, cujo m² na região administrativa custa aproximadamente R$ 18,6 mil. O GDF pediu a remoção das famílias para outra área, mas não teve exito.

Justiça do DF condena condomínio por impedir entrada de ex-moradora

O Condomínio Parque do Riacho 04 deverá indenizar a ex-moradora pelos danos morais sofridos, referentes à proibição injustificada de sua entrada no residencial enquanto retirava seus bens do imóvel.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»