IBRAM realiza “Operação Tororó Sustentável” contra condomínios sem licenças

Publicado em

Uma equipe de auditores fiscais do Instituto Brasília Ambiental, deflagrou no último final de semana a Operação Tororó Sustentável. Essa operação teve como principais objetivos de  regulamentar atividade de parcelamento do solo e de promover o crescimento sustentável do solo no Setor Habitacional Tororó.

A Licença de Instalação, emitida pelo Ibram em outubro de 2018, e prorrogada até 6 de abril de 2024, impõe condicionantes, exigências e restrições para todos os parcelamentos no Setor Tororó.

Daniela Marçal, diretora de Fiscalização II da Sufam do Brasília Ambiental, explicou que a primeira etapa da operação focou no monitoramento do cumprimento da condicionante que exige aos novos parcelamentos do solo, implantadas ou em operação, obtenham uma licença de instalação.

Eles foram orientados a procurar Brasília Ambiental para obter o requisito de licença. A segunda etapa da operação está programada para novembro e será voltada para o monitoramento do cumprimento da norma.

Rôney Nemer, presidente do Brasília Ambiental, destacou que a fiscalização teve o objetivo de sensibilizar os moradores do Tororó sobre a importância de regularizar suas licenças ambientais.

Ele destacou que parcelamentos irregulares podem causar uma série de prejuízos ao meio ambiente, incluindo erosões, assoreamento de recursos hídricos, poluição do solo, poluição visual, desmatamento e outros impactos negativos.

“Portanto, é fundamental que os empreendimentos instalados ou em fase de instalação busquem regularização junto ao órgão ambiental, protocolando requisitos de Licença de Instalação Corretiva para a atividade de Parcelamentos de Solo Urbano”, disse.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Tribunal Eleitoral do DF: Cartórios abrem neste sábado para evitar filas

O objetivo é reduzir o acúmulo de pessoas a serem atendidas nos últimos dias antes do fechamento do cadastro eleitoral, que encerra dia 8 de maio

Mais Radar

Moradores de condomínios podem perder benefícios da venda direta

A publicação de um edital de convocação visa à regularização por venda direta de lotes na região do Jardim Botânico, com risco de perda de benefícios para quem não aderir ao processo.

Codhab-DF convoca moradores para regularização de imóveis

Esta ação marca o início do processo de habilitação dentro do programa Regulariza DF, abrindo caminho para a legalização de centenas de moradias em São Sebastião.

Finalmente, Ville de Montagne é regularizado após 17 anos de espera

A decisão vai beneficiar uma população estimada em 1.747 pessoas que aguardavam há quase duas décadas por essa regularização.

TJDFT nega pedido de desocupações no Setor Noroeste de Brasília

Uma invasão gigante se proliferou em uma das áreas mais nobres do Distrito Federal, cujo m² na região administrativa custa aproximadamente R$ 18,6 mil. O GDF pediu a remoção das famílias para outra área, mas não teve exito.

Justiça do DF condena condomínio por impedir entrada de ex-moradora

O Condomínio Parque do Riacho 04 deverá indenizar a ex-moradora pelos danos morais sofridos, referentes à proibição injustificada de sua entrada no residencial enquanto retirava seus bens do imóvel.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»