FIQUE LIGADO! Detalhes que podem inviabilizar a venda do seu imóvel em Brasília

Publicado em

O processo envolvido na venda de um imóvel pode dar muita dor de cabeça, caso não seja feito da forma correta. Algumas coisas podem até mesmo travar a transação. Vender casas em Brasília e apartamentos pode parecer uma tarefa fácil com a internet, porém é necessário seguir todos os passos necessários para não perder a venda.

É preciso estar atento com a papelada do imóvel. Obstáculos podem surgir nessa fase, como problemas na certidão de encargos reais da residência.

LEIA MAIS

Finalmente, Ibaneis irá distribuir escrituras para mais de 150 mil moradores do Paranoá e Itapoã

O documento deve conter informações sobre a construção, os dados dos proprietários, as obras realizadas e se a propriedade foi oferecida como garantia de algum financiamento.

É necessário solicitar ao cartório uma versão recente do documento, pois seu prazo de validade é de trinta dias.

Verifique se todas as modificações realizadas na propriedade foram registradas na certidão. Deixe sempre a papelada em dia, pois um atraso nos registros pode custar muito caro. Além de poder travar a sua venda.

Para o comprador, só é viável adquirir um imóvel com averbação atrasada, caso exista desconto em seu preço de venda, pois futuramente o novo dono terá despesas para regularizar a documentação.

A irregularidade no pagamento de impostos pode gerar diversos problemas. O comprador fica com a dívida e pode sofrer cobranças, que podem até mesmo ocasionar a perda do imóvel.

Para ter certeza de que está tudo em dia, é preciso procurar o número do contribuinte na matrícula do imóvel e verificar na prefeitura da região se existem pendências.

Na compra de um apartamento, a dica é solicitar ao síndico do prédio uma declaração de que não existem débitos condominiais, além de analisar se não há contas em aberto.

É recomendado que toda compra seja observada por um advogado. Há também a opção de pedir auxílio a um despachante imobiliário.

O corretor tem um papel importante nos processos de compra e venda de um imóvel. Segundo o Código Civil, os corretores e as imobiliárias precisam relatar os riscos de um negócio, além de informar as alterações de valores. Caso não cumpram com essas obrigações, podem responder judicialmente.

Outro ponto que pode prejudicar a venda do seu imóvel é caso você esteja com o nome sujo. Neste caso, a única opção é que o comprador pague à vista.

Isso ocorre porque, quando a venda é realizada com financiamento bancário, não há como seguir com o processo se houver restrições em órgãos como SPC, SCPC e Serasa. As instituições financeiras solicitam certidões negativas dos envolvidos.

Portanto, antes de anunciar o imóvel à venda, é essencial ter conhecimento dessas restrições.

Outro fator que prejudica a venda de imóveis em Brasília, é a falta de divulgação. Pois, dessa forma não há como ninguém saber sobre essa oportunidade.

É de extrema importância investir em divulgação, para que as pessoas realizem contato e comecem uma negociação para comprar o imóvel. Tire fotos do seu imóvel, se necessário contrate um fotógrafo para que as fotos fiquem com uma qualidade melhor, afinal na internet o que vale são imagens. Os anúncios que não contém imagens ficam abandonados e esquecidos.

Outro fator que pode inviabilizar a venda é a falta dos devidos reparos na propriedade. Essa negligência faz com que o imóvel não esteja bem conservado e isso pode prejudicar a negociação. Pequenas mudanças podem valorizar um imóvel e facilitar a venda.

Caso você não atue no mercado imobiliário, não saberá quais os valores dos imóveis e não saberá quanto realmente vale a sua propriedade. Sendo assim, é possível que coloque um valor que esteja fora da realidade. Para que isso não aconteça, procure uma imobiliária para estipular o valor correto.

O aluguel de um imóvel é mais simples e envolve menos processos do que a compra. Porém, o que pode atrapalhar a transação são as exigências do proprietário.

Recapitulando: antes de colocar um apartamento à venda em Brasília confira quais são os documentos necessários.

Verifique a certidão de encargos reais do imóvel para saber se algum dia ele foi dado como garantia a algum financiamento ou se existe alguma restrição com o imóvel.

Neste mesmo documento, analise se todas as intervenções realizadas em sua propriedade foram registradas. Esses registros são conhecidos como averbações e são essenciais, pois influenciam no valor do IPTU dos terrenos. Verifique no site da prefeitura se existem pendências em relação aos impostos.

Veja se o imóvel tem inventários pendentes. Esse item não impede a negociação,porém pode atrasar o registro do novo morador na certidão.

Em caso de condomínio, converse com o síndico e peça uma declaração de que não existem dívidas, certifique-se de que todas as contas do imóvel estão em dia.

Todos esses processos podem ser resolvidos de maneira mais fácil se você optar por contratar uma imobiliária. Essas empresas são especialistas em vendas de todos os tipos de imóveis e já estão acostumadas a todos os processos envolvidos.

Dessa forma, você terá mais segurança e o comprador também, sem contar que a venda costuma ser mais rápida quando é realizada por meio de uma imobiliária.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam os detalhes que podem inviabilizar a venda de um imóvel!

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Tribunal Eleitoral do DF: Cartórios abrem neste sábado para evitar filas

O objetivo é reduzir o acúmulo de pessoas a serem atendidas nos últimos dias antes do fechamento do cadastro eleitoral, que encerra dia 8 de maio

Mais Radar

Moradores de condomínios podem perder benefícios da venda direta

A publicação de um edital de convocação visa à regularização por venda direta de lotes na região do Jardim Botânico, com risco de perda de benefícios para quem não aderir ao processo.

Codhab-DF convoca moradores para regularização de imóveis

Esta ação marca o início do processo de habilitação dentro do programa Regulariza DF, abrindo caminho para a legalização de centenas de moradias em São Sebastião.

Finalmente, Ville de Montagne é regularizado após 17 anos de espera

A decisão vai beneficiar uma população estimada em 1.747 pessoas que aguardavam há quase duas décadas por essa regularização.

TJDFT nega pedido de desocupações no Setor Noroeste de Brasília

Uma invasão gigante se proliferou em uma das áreas mais nobres do Distrito Federal, cujo m² na região administrativa custa aproximadamente R$ 18,6 mil. O GDF pediu a remoção das famílias para outra área, mas não teve exito.

Justiça do DF condena condomínio por impedir entrada de ex-moradora

O Condomínio Parque do Riacho 04 deverá indenizar a ex-moradora pelos danos morais sofridos, referentes à proibição injustificada de sua entrada no residencial enquanto retirava seus bens do imóvel.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»