CONDOMÍNIOS IRREGULARES NÃO TEM DIREITO DE COBRAR DÍVIDAS DE CONDÔMINO

Publicado em

Condomínios irregulares não podem cobrar dívidas de moradores em ações judiciais. O entendimento é da 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal que confirmou o entendimento de primeira instância ao justificar que a ausência dos documentos necessários impede o andamento das ações

Em 2016 o condomínio Park Jockey, de Vicente Pires entrou na justiça com uma ação cobrando taxas atrasadas de um morador. Na primeira sentença, o juiz tinha pedido para que documentos como a Certidão de Registro de Imóvel ou registro de compra fossem juntados.

Os documentos exigidos, segundo o juízo, seriam imprescindíveis para o procedimento de execução. O condomínio não apresentou os documentos. O processo foi arquivado pela 2ª Vara Cível de Águas Claras e o condomínio resolveu recorrer.

A 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal confirmou nesta segunda-feira a decisão anterior. “Ocorre que o apelante não possui Registro no Cartório de Registro de Imóveis, razão pela qual não pode ser abarcado pelo conceito de condomínio edilício, como já anteriormente ressaltado. Ainda que atue como “condomínio de fato”, essa característica não é suficiente para qualificar os encargos supostamente devidos pelo apelado como título executivo”, foi como decidiu a Turma.

O ADVOGADO EVARISTO SOLDAINI EXPLICA:

“O condomínio irregular não possui condições de receber do condômino através de Ação de Execução, porque sendo irregular ele não pode emitir um título líquido, certo é exigível, condição “sine qua non” para uma Execução. Deverá pleitear seu crédito através de uma Ação de Cobrança, que é uma Ação de Conhecimento, que formará um título, aí sim podendo ser executado”, disse ele.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Hemocentro reforça apelo à população para doar sangue

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está operando com 41% do estoque considerado ideal para atender toda a rede pública do Distrito Federal, além...

Mais Radar

Moradores de condomínios podem perder benefícios da venda direta

A publicação de um edital de convocação visa à regularização por venda direta de lotes na região do Jardim Botânico, com risco de perda de benefícios para quem não aderir ao processo.

Codhab-DF convoca moradores para regularização de imóveis

Esta ação marca o início do processo de habilitação dentro do programa Regulariza DF, abrindo caminho para a legalização de centenas de moradias em São Sebastião.

Finalmente, Ville de Montagne é regularizado após 17 anos de espera

A decisão vai beneficiar uma população estimada em 1.747 pessoas que aguardavam há quase duas décadas por essa regularização.

TJDFT nega pedido de desocupações no Setor Noroeste de Brasília

Uma invasão gigante se proliferou em uma das áreas mais nobres do Distrito Federal, cujo m² na região administrativa custa aproximadamente R$ 18,6 mil. O GDF pediu a remoção das famílias para outra área, mas não teve exito.

Justiça do DF condena condomínio por impedir entrada de ex-moradora

O Condomínio Parque do Riacho 04 deverá indenizar a ex-moradora pelos danos morais sofridos, referentes à proibição injustificada de sua entrada no residencial enquanto retirava seus bens do imóvel.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»